Baleias de 15 metros são avistadas no Parque Estadual Ilha Anchieta, em Ubatuba - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 19/03/2024
 
19/03/2016 - 22h54m

Baleias de 15 metros são avistadas no Parque Estadual Ilha Anchieta, em Ubatuba

Agência Hoje 
Secretaria do Meio Ambiente/Divulgação
Baleias de 15 metros e 14 toneladas são vistas no Parque Ilha Anchieta, próximo de Ubatuba
Baleias de 15 metros e 14 toneladas são vistas no Parque Ilha Anchieta, próximo de Ubatuba

Ubatuba (Agência Hoje) - Observadores confirmaram a presença de duas baleias-de-bryde (Balaenoptera edeni) buscando alimentos no entorno do Parque Estadual Ilha Anchieta (PEIA), dentro do território da Área de Proteção Ambiental Marinha Litoral Norte (APAMLN), em São Paulo. Ambas foram vistas várias vezes, em fevereiro e março.

A explicação é que as baleias vêm em busca dos cardumes de sardinha-brasileira (Sardinella brasiliensis), que se aproximam da costa em busca abrigo em regiões próximas às ilhas e costeiras para se alimentar e crescer. Por ser uma área de exclusão de pesca no entorno da ilha, o local se torna propício à sobrevivência das sardinhas e, consequentemente, à aproximação dos predadores nesta época do ano.

Sobre a baleia-de-bryde

A baleia-de-bryde (Balaenoptera edeni) pode chegar a 15,5 m, chegando a pesar 16 toneladas. Seus filhotes nascem com cerca de 4 m, após 11 meses de gestação. Ela pode consumir até 660 kg de sardinha em um único dia. Esta espécie não costuma se reunir em grandes grupos e não fazem grandes migrações.

Seus hábitos ainda são pouco estudados, não sendo conhecidas ainda informações como a sua longevidade e padrões de deslocamento.

Outros visitantes

Frequentemente, são avistados grupos de golfinhos, que encantam as pessoas com suas manobras e brincadeiras aquáticas. O Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP) está desenvolvendo uma pesquisa científica junto ao PEIA, que visa descobrir, por meio de hidrofones, exatamente a época em que ocorre a presença de cetáceos e quais as espécies.

As informações são da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

SERVIÇO

Parque Estadual Ilha Anchieta

Acesso pelo Píer Saco da Ribeira

Av. Plínio de França, nº 85 – Saco da Ribeira – Ubatuba-SP

Dias e horários de funcionamento: diariamente, das 8h às 17h

Ingresso: R$ 13,00

Não pagam: crianças de até 12 anos, adultos com mais de 60 e pessoas com deficiência. Estudantes pagam meia entrada, mediante apresentação de documento.

Telefone: (12) 3842-1231

E-mail: pe.ilhaanchieta@fflorestal.sp.gov.br

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro