São Paulo, SP, 28/03/2024
 
11/08/2015 - 11h42m

Bangladesh: Myanmar repatria 159 migrantes resgatados na sua costa no mês de maio

Agência Lusa 

Rangum - Myanmar repatriou 159 cidadãos de Bangladesh resgatados de barcos à deriva ao longo de sua costa no mês de maio, informaram nesta terça-feira (11) as autoridades, de acordo com a agência France Presse. Este é o mais recente grupo a ser repatriado depois da crise de migrantes no sudeste asiático.

Mais de 800 homens, mulheres e crianças foram resgatados dos barcos abandonados pelos contrabandistas na Baía de Bengala nos últimos meses, depois de a Tailândia ter aumentado o controle sobre as redes de tráfico humano e ter deixao imigrantes ao abandono em terra e no mar.

Isso conduziu a um longo processo de diálogo entre Myanmar e Bangladesh para determinar a nacionalidade dos migrantes, já que nenhum dos países queria aceitá-los inicialmente.

Na segunda-feira (10), as autoridades birmanesas (Myanmar também é conhecida como Birmânia) entregaram 159 pessoas a Bangladesh, segundo a imprensa estatal de Myanmar, que mostrava uma fila, formada sobretudo por jovens, atravessando uma ponte escoltados por soldados armados.

O processo de verificação dos migrantes ainda não foi concluído. “Os demais 230 migrantes bengaleses serão transferidos assim que possível. Do lado de Bangladesh também ocorre um rigoroso processo de verificação”, disse um responsável governamental à agência.

O responsável disse que a partida dos últimos grupos atrasou por causa das inundações devastadores registadas em Myanmar nas últimas semanas. Outros grupos de migrantes regressaram a Bangladesh em junho e julho.

A operação contra as redes de tráfico humano na Tailândia, no início de maio desencadeou uma crise migratória, e vários barcos foram abandonados com milhares de migrantes nas águas da Indonésia, Malásia e Tailândia.

Mais de 5 mil bengaleses, da minoria étnica rohingya, desembarcaram desde então na Indonésia e Malásia, países que em 20 de maio se comprometeram a acolher todos os imigrantes à deriva no mar, desde que a comunidade internacional se comprometa a repatriá-los ou levá-los para um terceiro país no prazo de um ano.

A etnia muçulmana rohingya é alvo de perseguição no oeste de Myanmar e também não é bem recebida em Bangladesh.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro