Barack Obama chega a Buenos Aires acompanhado por 400 empresários - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 24/04/2024
 
23/03/2016 - 09h21m

Barack Obama chega a Buenos Aires acompanhado por 400 empresários

Agência Brasil/Monica Yanakiew 

Buenos Aires - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, embarcou direto de Havana, a capital cubana, para Buenos Aires, onde chegou na madrugada desta quarta-feira (23) para se encontrar com Mauricio Macri.

O último presidente norte-americano que visitou o país, para tratar de temas bilaterais, foi Bill Clinton, há 19 anos. Depois dele, veio George W. Bush, em 2005, com o objetivo de lançar a Área de Livre Comércio das Américas (Alca), mas foi recebido com protestos nas ruas e a oposição do Mercosul e da Venezuela ao seu projeto de integração comercial.

Obama chega acompanhado por 400 empresários, no momento em que a Argentina precisa atrair investimentos estrangeiros: os preços das commodities, cujas exportações eram a principal fonte de divisas do país, estão em queda e o Brasil, seu principal sócio comercial, está em crise. A visita do presidente norte-americano também coincide com o aniversário, nesta quinta-feira (24), dos 40 anos do golpe militar – um dos mais sangrentos da América Latina.

A pedido de organizações de direitos humanos, Obama prometeu abrir os arquivos da ditadura (1976-1983).

Apesar do gesto de Obama ter sido bem recebido, a presença dele em Buenos Aires, no dia do aniversário do golpe, foi desaconselhada pelo Prêmio Nobel da Paz argentino, Adolfo Perez Esquivel. “Nesta data, vamos às ruas para lembrar as vítimas de uma ditadura que, em seu momento, foi apoiada pelos Estados Unidos e para pedir verdade e justiça”, disse.

Após o encontro com Macri e uma entrevista coletiva, o presidente norte-americano vai atravessar a pé a Praça de Maio, da Casa Rosada (o palácio presidencial) até a Catedral, onde o papa argentino rezava missa quando era arcebispo de Buenos Aires. O papa Francisco foi um responsáveis pela reaproximação dos Estados Unidos com Cuba, anunciada pelos presidentes Barack Obama e Raúl Castro em 2014.

 

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro