Barack Obama manterá pressão sobre o grupo Al Shabab da Somália - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 19/04/2024
 
28/07/2015 - 10h06m

Barack Obama manterá pressão sobre o grupo Al Shabab da Somália

Agência Lusa 
Reprodução
Obama não considera o envio de tropas para países como a Somália já que possui aliados regionais
Obama não considera o envio de tropas para países como a Somália já que possui aliados regionais

Adis Abeba - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou na em Adis Abeba, que vai manter pressão sobre os rebeldes do grupo radical islâmico Al Shabab, da Somália, que no domingo (26) mataram 13 pessoas em um atentado em Mogadíscio.

Os rebeldes, ligados à rede terrorista Al Qaeda, não têm mais nada a oferecer do que “morte e destruição”, afirmou Obama, em entrevista coletiva conjunta com o primeiro-ministro etíope, Hailemariam Desalegn.

Obama ressaltou que não considera o envio de tropas para países como a Somália, uma vez que os aliados regionais, como é o caso da Etiópia, do Quênia ou de Uganda, têm capacidade para liderar a luta antiterrorista na região com o apoio dos Estados Unidos.

"Existe uma complementaridade entre os nossos exércitos. Podemos dispor de recursos que eles não têm, mas não devemos enviar soldados, porque [os países da região] são grandes lutadores”, disse Obama, em Adis-Abeba.

Após passagem pelo Quênia, o chefe de Estado americano chegou domingo à noite à Etiópia, país que combate os rebeldes somalis por meio da força da União Africana.

O atentado de Mogadíscio, contra um hotel frequentado por diplomatas e onde funcionavam as missões diplomáticas de países como a China, Qatar e Emirados Árabes Unidos, foi reivindicado pelos rebeldes shabab.

Na entrevista em Adis-Abeba, Obama disse que a Etiópia deve fazer mais em matéria de direitos humanos. “Ainda há muito trabalho a fazer e acredito que o primeiro-ministro [Hailemariam Desalegn] é o primeiro a admitir que há muito para fazer”, reforçou o presidente americano.

Em resposta, Desalegn garantiu que o compromisso da Etiópia para com a democracia é real. “O nosso compromisso é real, não é uma fachada”, afirmou o primeiro-ministro da Etiópia, país regularmente acusado de violar os direitos humanos.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro