Biblioteca de São Paulo recebe o quadrinista Mauricio de Sousa para bate-papo gratuito - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 23/04/2024
 
20/02/2015 - 09h55m

Biblioteca de São Paulo recebe o quadrinista Mauricio de Sousa para bate-papo gratuito

Agência Hoje 
Reprodução
Maurício de Sousa participará de um bate-papo no programa Segundas Intenções
Maurício de Sousa participará de um bate-papo no programa Segundas Intenções

São Paulo (Agência Hoje) – Maurício de Sousa, o mais famoso quadrinista do Brasil, participará no sábado (21) de um bate-papo no programa Segundas Intenções, promovido pela Biblioteca de São Paulo.

Além de “Turma da Mônica”, Maurício também é criador de vários personagens de histórias em quadrinhos que fizeram e ainda fazem parte da infância de muitos brasileiros.

No encontro gratuito com o público, o quadrinista falará sobre a criação de personagens clássicos, como Mônica, Cebolinha, Chico Bento, Bidu e Franjinha, entre outros e também abordar o mercado editorial e de gibis no País.

Após 50 anos de “Turma da Mônica", completados em 2013, o autor já chegou a marca de 1 bilhão de revistas publicadas e suas criações chegaram a cerca de 50 países. Os quadrinhos se juntam a livros ilustrados, revistas de atividades, álbum de figurinhas, CD-ROMs, livros tridimensionais e livros em braile. Mais de cem indústrias nacionais e internacionais são licenciadas para produzir quase 2.500 itens com os personagens de Mauricio de Sousa, entre jogos, brinquedos, roupas, calçados, decoração, papelaria, material escolar, alimentação, videos e DVDs, revistas e livros.

Sobre Mauricio de Sousa e sua obra

Paulista de Santa Isabel Mauricio traz no sangue o universo da literatura. Filho do poeta Antônio Mauricio de Souza e da poetisa Petronilha Araújo de Souza, desde sua infância demonstrou habilidade com o lápis seus desenhos e rabiscos nos cadernos escolares. Já na adolescência ilustrava pôsteres e cartazes para os comerciantes da região onde morava. Aos 19 anos mudou-se para São Paulo, para trabalhar como repórter policial no jornal Folha da Manhã.

Em 1959, quando ainda trabalhava no jornal, criou seu primeiro personagem - o cãozinho "Bidu" que logo ganhou seu companheiro Franjinha. As tiras em quadrinhos eram publicadas semanalmente na Folha da Manhã. Nos anos seguintes vieram diversos personagens como "Cebolinha", "Piteco", "Chico Bento", "Penadinho", "Horácio", "Raposão", "Astronauta", entre outros. Finalmente, em 1970, lançou a revista da "Mônica", com tiragem de 200 mil exemplares, pela Editora Abril.

O sucesso dessa turminha foi tanto que em 2007, Mônica foi homenageada como "Embaixadora do UNICEF", sendo o primeiro personagem de histórias infantis a receber esse título. Na mesma cerimônia, Mauricio de Sousa foi homenageado "Escritor para Crianças do UNICEF".

Mauricio também apostou na publicação da "Turma da Mônica Jovem", uma linha de personagens com 15 anos de idade, que também fez o maior sucesso entre a garotada vendendo mais de um milhão e meio de exemplares dos quatro primeiros números da revista.

Inscrições

As inscrições para o bate-papo podem ser feitas até este sexta-feira (20), através do e-mail agenda@bsp.org.br ou no balcão de atendimento da BSP (das 9h30 às 17h30). Com mediação da apresentadora da TV Cultura e Jornalista Adriana couto, o programa emite certificado de atividade complementar para estudantes universitários.

SERVIÇO

Programa Segundas Intenções: bate-papo com Maurício de Sousa

Data: 21/02

Horário: 11h

Local: Biblioteca de São Paulo – Parque da Juventude

Endereço: Avenida Cruzeiro do Sul, 2.630

Telefone: (11) 2089-0800

Estação Carandiru do Metrô – Linha Azul

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro