BNDES: juros mais altos de setores com maior rentabilidade - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 26/04/2024
 
16/06/2015 - 14h53m

BNDES: juros mais altos de setores com maior rentabilidade

Agência Brasil/Pedro Peduzzi  
Reprodução
Segundo Luciano Coutinho, BNDES vai cobrar juros mais altos de setores com maior rentabilidade
Segundo Luciano Coutinho, BNDES vai cobrar juros mais altos de setores com maior rentabilidade

Brasília - Para não ter investimentos prejudicados pelo ajuste fiscal e pela diminuição de aportes do Tesouro Nacional, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) reduziu a oferta de empréstimos com juros mais baixos a setores com alta rentabilidade.

A mudança foi anunciada nesta terça-feira (16) pelo presidente do banco, Luciano Coutinho. Ele disse que o BNDES terá fôlego para honrar todos os compromissos previstos no Programa de Investimentos em Logística.

“Optamos por não fechar portas. O que fizemos foi diminuir a participação da chamada TJLP [Taxa de Juros de Longo Prazo, financiamento com taxas mais baixas] para os setores com alta rentabilidade e maior acesso ao mercado”, explicou.

“Nesta área estão grandes empresas e segmentos onde é mais fácil obter financiamento no mercado. Fizemos, então, [o corte] de maneira diferenciada e bem calibrada, sem deixar nenhum setor fora”, disse Coutinho na Empresa Brasil de Comunicação, onde participou do programa Brasil em Pauta.

Dessa forma, disse ele, foi possível priorizar os investimentos a serem aplicados no setor de infraestrutura, que demanda longo prazo de financiamento; na inovação tecnológica e na sustentabilidade social e ambiental.

“Os investimentos em mobilidade urbana também foram preservados. Portanto, fizemos de uma forma racional o processo de priorização das nossas linhas”, acrescentou.

Coutinho garantiu que o banco terá fôlego para arcar com os compromissos assumidos pelo Programa de Investimentos em Logística. “Nós nos preparamos em 2014 para enfrentar, durante o ano de 2015, um período onde nossa capacidade de receber recursos do Tesouro Nacional seria muito diminuída”, disse ele durante o programa.

“Estamos preparados também para honrar todos os contratos ao longo de 2015 e nos preparando para honrar os leilões do programa de concessões, que virão em 2015 e 2016, de forma a assegurar o sucesso do programa que vai aumentar a eficiência da logística brasileira”, acrescentou.

Coutinho informou que a “reengenharia” vinha sendo pensada desde o fim do ano passado, para ser aperfeiçoada posteriormente, durante a etapa de discussão do Programa de Investimentos em Logística. “O banco estava preparado para o cenário de ajuste fiscal desde o ano passado. Isso facilitou muito, porque havíamos feito reflexão profunda sobre a melhor maneira de ajustar a instituição ao novo quadro”.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro