Boca de urna na Grécia mostra empate entre esquerda e direita - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 25/04/2024
 
17/06/2012 - 14h47m

Boca de urna na Grécia mostra empate entre esquerda e direita

Agence France Presse 
©AFP / Louisa Gouliamaki
Alexis Tsipras, o chefe do Syriza, disse neste domingo após ter votado em Atenas que a Grécia "perdeu o medo"
Alexis Tsipras, o chefe do Syriza, disse neste domingo após ter votado em Atenas que a Grécia "perdeu o medo"

ATENAS (AFP) - Os conservadores pró-europeus da Nova Democracia tinham apenas 0,5 ponto de vantagem sobre a esquerda radical Syriza, oposta à austeridade, nas legislativas deste domingo na Grécia, segundo uma pesquisa de boca-de-urna divulgada pelas emissoras após o fechamento das urnas.

Segundo a pesquisa, a direita obteria entre 27,5% e 30,5% dos votos, e o Syriza, entre 27% e 30%.

O Nova Democracia afirma ser o "garantidor" da manutenção do país no euro, mas pede para "renegociar" o plano de ajuste ditado pelos credores: a União Europeia (UE), o Banco Central Europeu (BCE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI), enquanto o Syriza é contra o plano de austeridade imposto ao país em troca de um resgate.

O analista político Ilias Nikolakopulos afirmou na rede de televisão Mega que estas estimativas não esclarecem quem será o vencedor, já que a diferença entre os dois partidos é inferior a 1%.

Segundo outra pesquisa da emissora Skai, o Syriza lidera os resultados com 31% dos votos contra 30% da Nova Democracia.

Nenhuma dessas estimativas dá uma maioria a um só partido nas legislativas, as segundas organizadas em menos de dois meses, o que obrigará a tentar formar um governo de coalizão.

O partido neonazista Amanhecer Dourado obteria entre 6% e 7,5% dos votos, um resultado semelhante ao das eleições de 6 de maio, segundo a pesquisa divulgada pela Mega.

Em 6 de maio, esse partido extremista obteve 21 cadeiras no Parlamento, com 6,9% dos votos, pela primeira vez na história contemporânea da Grécia.

Os colégios eleitorais abriram às 04h00 GMT (01h00 de Brasília) e fecharam às 16h00 GMT (13h00 de Brasília).

Alexis Tsipras, o chefe do Syriza, disse neste domingo após ter votado em Atenas que a Grécia "perdeu o medo" e que seu partido abre "caminho para uma Grécia de justiça social, membro em igualdade de uma Europa que muda".

O líder do partido conservador Nova Democracia, Antonis Samaras, afirmou, após votar na cidade de Pilos, na península do Peloponeso, que, se eleito, vai começar uma "nova era" para a Grécia.

Considerado o "terceiro homem" das eleições, o líder do partido socialista PASOK, Evangelos Venizelos, reafirmou sua vontade de formar um governo de unidade nacional para que a Grécia seja mantida no euro.

Os 9,9 milhões de gregos registrados nas listas eleitorais têm de escolher entre duas opções, a direita da Nova Democracia, cujo líder Antonis Samaras prometeu aos gregos "sair da crise, mas não do euro", e da esquerda radical Syriza, que agora pede uma renegociação do pacto de austeridade depois de pedir nas últimas semanas seu abandono total.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro