Botafogo-SP segura empate no Piauí e é campeão da Série D - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 19/04/2024
 
16/11/2015 - 11h56m

Botafogo-SP segura empate no Piauí e é campeão da Série D

Portal EBC 
Divulgação
Decisão da Série D foi tensa, sem grandes lances de perigo, mas muito disputada
Decisão da Série D foi tensa, sem grandes lances de perigo, mas muito disputada

Brasília - Em uma partida tensa até o último minuto, o Botafogo (SP) segurou a vantagem obtida na semana passada e conquistou o título de campeão brasileiro da Série D, com um empate em 0 a 0, neste sábado, contra o River-PI, em Teresina. Apesar do apoio da torcida e de buscar o gol durante toda a partida, a equipe piauiense não conseguiu reverter o placar de 3 a 2 obtido pelo time de Ribeirão Preto, no sabado anterior, no interior de São Paulo.

Diante de mais de 40 mil torcedores no Estádio Albertão e sob um forte calor, o River pressionou o Botafogo desde o início. O meia Júnior Xuxa era o principal articulador, e a velocidade do atacante Fabinho criava problemas para a equipe paulista. Mas a posse de bola do time da casa não se transformava em chances claras de gol.

A pressão do River aumentou no segundo tempo, em especial a partir dos dez minutos, quando o volante botafoguense César Gaúcho foi expulso. A equipe do Piauí partiu com tudo pra cima e passou a tentar o gol na base do abafa, com quase todos os jogadores no campo adversário. O técnico Marcelo Veiga, do Botafogo, recuou ainda mais a sua equipe e tirou suas duas principais referências de ataque - Canela e Nunes - para colocar mais um zagueiro e um volante.

Apesar de praticamente abdicar do ataque com as alterações, o Botafogo conseguiu armar uma muralha na frente da defesa e, nos poucos lances de perigo que enfrentou, contou com a experiência do goleiro Neneca para segurar o placar.

Silêncio no Albertão

Os minutos finais foram eletrizantes, com o River tentando de todas as formas furar o bloqueio rival e jogar a bola na área em busca de um gol decisivo. No último lance, até o goleiro Naylson subiu para o ataque na tentativa de mudar o resultado, mas o Botafogo se manteve firme e calou a torcida no Albertão. A festa ficou para os jogadores do tricolor e para quem acompanhou a partida à distância, em Ribeirão Preto. O Botafogo pôde, enfim, comemorar: é o campeão brasileiro da Série D.

River-PI 0 x 0 Botafogo-SP (2 x 3, no placar agregado)

Campeonato Brasileiro Série D - Final

Local: Estádio Governador Alberto Tavares Silva (Albertão), Teresina (PI)

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)

Auxiliares: Cristhian Passos Sorence (GO) e Jesmar Benedito Miranda de Paula (GO)

River-PI: Naylson; Toty, Índio, Rafael Araújo e Jadson (Robinho); Amarildo (Esquerdinha), Thiago Dias, Eduardo e Júnior Xuxa (Raphael Freitas); Célio Codó e Fabinho. Técnico: Flávio Araújo

Botafogo-SP: Neneca; Carlos Henrique, Caio Ruan, Mirita e Augusto; César Gaúcho, Daniel Borges, Diego Pituca e Vitinho (Lucas Ribeiro); Canela (Mateus Mancini) e Nunes (Dudu). Técnico: Marcelo Veiga

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro