Botucatu abre sala de exposições com acervos da Pinacoteca - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 25/04/2024
 
17/07/2014 - 15h59m

Botucatu abre sala de exposições com acervos da Pinacoteca

Agência Hoje 
César Culiche
Forum das Artes em Botucatu abre exposição mostrando parte do acervo da Pinacoteca de São Paulo
Forum das Artes em Botucatu abre exposição mostrando parte do acervo da Pinacoteca de São Paulo

São Paulo (Agência Hoje) - A sala de exposições temporárias do Fórum das Artes, em Botucatu, será aberta ao público nesta sexta-feira, 18, as 19h30 para um exposição que reúne acervos da Pinacoteca do Estado de São Paulo e do MAC Itahahy Martins que serão administrados respectivamente pela Secretaria de Estado da Cultura e pela Prefeitura de Botucatu.

O antigo Fórum Judicial da cidade, o Fórum das Artes está sendo restaurado através da parceria de duas instâncias para abrigar definitivamente o MAC e a primeira Pinacoteca no interior do Estado. As demais intalações continuam em reforma e devem ser finalizadas no começo de 2015.

A mostra “Impressões e reflexões” será aberta ao público com a inauguração da sala de exposições temporárias, reunindo mais de 60 obras dos dois museus, com trabalhos de 32 artistas como, Aldemir Martins, Arthur Luiz Piza, Itajahy Martins, Livio Abramo, Marcelo Grassmann, Maria Bonomi, Mira Schendel, Oswaldo Goedi e Sergio Finguerman.

Artes no Brasil

As obras realizadas entre os anos 1947 e 2014, narram tendências e percursos que indicam a abrangência e a diversidade da arte no Brasil, desde o modernismo até a produção contemporânea.

Segundo Carlos Martins, curador da mostra e da Pinacoteca do Estado, a seleção privilegiou um diálogo entre os dois acervos, mostrando correspondências possíveis e complementos desejáveis. A presença de gravuras, desenhos e pinturas que se apropriam do vocabulário gráfico para a definição de poéticas específicas, indicou a seleção.

Portanto, a mostra evidência a pertinência de um pensar gráfico muito presente na produção da arte brasileira através de impressões sobre o papel, recortes e colagens, traços vigorosos sobre tela ou diversos suportes, apresentando assim as mais diferentes leituras e interpretações, propiciando reflexões, ou por pensamentos poéticos, ou por diálogos entre artistas, provocando a imaginação do público.

O governo está investindo R$ 11 milhões na execução do Fórum das Artes, que está sendo implantado na perspectiva de promover a ampliação do acesso à cultura na região. O convênio do Município é o responsável pela realização das obras de reforma e adaptação do prédio, que está prevista para ser concluída no primeiro semestre de 2015 com a finalização dos projetos de arquitetura, fundação, solo, hidráulica e elétrica.

O Projeto

O prédio antigo do Fórum foi projetado na década de 1920 pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo, o mesmo que construiu a Pinacoteca do Estado de São Paulo, a sua área total construída era de 2.878 m² com subsolo térreo, que segundo novo projeto, no térreo do edifício ficará o MAC Itajahy, a tradicional instituição museológica da cidade que tem cerca de 300 obras de importantes artistas nacionais e internacionais, dividindo espaço com a recepção, bilheteria, café, loja e espaço para atividades educativas.

Logo no primeiro andar ficará a área expositiva da Pinacoteca com mais um espaço educativo, e no segundo será instalado a área administrativa, o subsolo do edifício será utilizado como área de serviços internos.

A proposta é que periodicamente a Pinacoteca de Botucatu receberá parte do acervo da Pinacoteca do Estado, e que grande salão do júri do primeiro pavimento seja ocupado com uma exposição de longa duração, tendo como tema a arte brasileira da segunda metade do século XIX até os dias atuais. Para exposições de fotografias e gravuras serão utilizadas salas menores deste mesmo andar.

Rede Pública

Em continuidade com as ações educativas iniciadas em 2012 está incluído no projeto de instalação da Pinacoteca de Botucatu em parceria com a Pinacoteca do Estado e o MAC Itajahy Martins, essas atividades incluíram a capacitação de professores da rede pública e particular, treinamento de educadores e realização de uma exposição conjunta de gravuras.

Com o desenvolvimento do projeto + educações em 3 comunidades de bairros periféricos de Botucatu, O projeto teve continuidade em 2013 com o Projeto Crescer no Jardim Peabiru, Associação Pérola Negra no Parque marajoara e Projeto Evoluir no Parque 24 de maio. Resultando na Mostra dos talentos das comunidades com atividades artísticas de música, dança, fotografia e teatro, estes encontros foram grandes rodas de conversa sobre arte e patrimônio

Através da reforma do antigo Fórum, as atividades poderão se concentrar também sobre a questão do patrimônio histórico e sua preservação, a expectativa após pronto, é de que estas atividades beneficiem as cidades distantes até 100 quilômetros de Botucatu.

A Galeria Fórum das Artes recebe o público na Avenida Dom Lucio, 29, de terça a domingo, das 10h às 18h.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro