Brasil busca novo esquema tático sem Luiz Gustavo; Fred está confirmado no ataque - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 26/04/2024
 
04/07/2014 - 12h23m

Brasil busca novo esquema tático sem Luiz Gustavo; Fred está confirmado no ataque

Agência Hoje/Edmundo Fortes 
Agência Brasil/Marcello Casal Jr
Jogadores da seleção brasileira treinaram muito em Fortaleza para enfrentar a Colômbia
Jogadores da seleção brasileira treinaram muito em Fortaleza para enfrentar a Colômbia

Fortaleza (Agência Hoje/Edmundo Fortes) - O Brasil enfrenta nesta sexta-feira, 4, a seleção da Colômbia, em jogo que vai começar as 17h na Arena Castelão, em Fortaleza, Ceará. Pelo histórico de disputa entre as duas equipes, os brasileiros são favoritos, mas Felipão tem demonstrado preocupação e não quis revelar a equipe que sairá jogando.

Suspenso por ter recebido o segundo cartão amarelo, Luiz Gustavo deverá ser substituído por Paulinho, numa troca de posições que envolve pelo menos mais um jogador brasileiro, Fernandinho.

Na frente, Fred passou a semana toda ameaçado de perder o lugar, mas poucos minutos antes do jogo foi confirmado por Felipão no ataque brasileiro. Sem um meio de campo eficiente e criativo, ele vem sendo sacrificado: fica sozinho na frente, não recebe bolas e, em consequência, não tem como fazer gols ou servir os companheiros. Essa situação deve mudar hoje.

Jogando sem criatividade e sem contar com os lampejos de Neymar, que ainda não apareceu de verdade na Copa do Mundo, o Brasil teve muitas dificuldades no jogo contra o Chile, uma seleção que sempre foi considerada inferior, ao ponto de existir uma piada brasileira com a pergunta: "Está em crise? Chama o Chile". Contada repetidas vezes por Galvão Bueno na última  transmissão da Rede Globo, o jogo mostrou que a história já não é bem assim.

Todos os comentaristas, inclusive em Fortaleza, consideram que o Brasil precisa corrigir vários erros para fazer frente a veloz seleção da Colômbia. Os atletas também precisam estar focados, acreditar no seu futebol e jogar com garra. Mesmo na disputa das quartas de final, quando a equipe deveria estar certa e entrosada, Felipão continua fazendo experiências e mudando jogadores, numa demonstração clara de que não confia na equipe.

A saída de Luiz Gustavo, suspenso em virtude do segundo cartão amarelo recebido no torneio, deve provocar a volta do volante Paulinho. Se isso acontecer, Fernandinho, que ganhou a vaga na última partida, fará o papel de Luiz Gustavo como primeiro volante. A mudança poderá trazer bons resultados, porque vai recuperar as ações pelo meio de campo e evitar os chutões.

O time também pode ganhar mais poder ofensivo, já que Paulinho sobe melhor ao ataque do que seu companheiro suspenso. A preocupação é se Fernandinho terá desempenho semelhante ao de Luiz Gustavo, que tem se destacado pela boa proteção da defesa. É fundamental parar, logo no meio de campo, os homens mais perigosos da Colômbia, James Rodrígues e Cuadrado, comprovadamente rápidos e muito habilidosos.

Colômbia Forte

Até agora, a Colômbia é a seleção mais regular da Copa, a única que ainda não assustou ou deixou seus torcedores constrangidos. Pelo contrário, já avançou mais do que o esperado e apresenta um futebol de força. Após uma primeira fase irrepreensível, eliminou o Uruguai com facilidade.

Na sua última participação em Copas, em 1998, na França, a Colômbia caiu ainda na primeira fase, mas este ano ela chegou forte, bem estruturada, com jogadores de categoria, como James Rodrígues e Cuadrado. O time tem menos tradição no futebol do que o Brasil, só que vive um momento inspirado e vai lutar muito para mantê-lo.

Pelo que fez, a Colômbia já tem a melhor participação de sua história em copas, e seu desempenho no Brasil se notabiliza ainda mais por estar fora de disputas nesse nível há 16 anos.

Do lado brasileiro, há a certeza de que se os jogadores estiverem bem e saírem para o jogo vencerão os colombianos até com certa facilidade. Individualmente os brasileiros são considerados muito melhores, com maior experiência e habilidade. E a exceção de James Rodrígues e Cuadrado, a Colômbia não conta com atletas diferenciados.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro