Brasil conquista seis medalhas no Mundial Masters de Judô - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 24/04/2024
 
07/06/2013 - 17h08m

Brasil conquista seis medalhas no Mundial Masters de Judô

Agência Hoje 
Divulgação
Sarah Menezes levou a medalha de prata no Mundial Masters, na Sibéria
Sarah Menezes levou a medalha de prata no Mundial Masters, na Sibéria

A seleção brasileira de judô subiu seis vezes ao pódio no Mundial Masters, disputado no último fim de semana na cidade de Tyumen, na Sibéria. O resultado foi superior a expectativa da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), que tinha projetado cinco medalhas.

O destaque nacional foi o bicampeonato da Mayra Aguiar, na categoria até 78kg. A delegação volta para casa com um ouro, três pratas e dois bronzes, o que garantiu a terceira colocação geral para o país, ficando atrás do Japão e da Mongólia.

O técnico da seleção, Luiz Shinohara, ficou satisfeito com o resultado dos brasileiros, mas ressalta que a equipe tem que melhorar até a disputa do Mundial. “Eu acredito que no somatório de medalhas fomos bem, mas poderíamos ter ganhado em termos de qualidade. Contudo, ainda temos tempo para corrigir alguns erros que cometemos até o Mundial. O feminino foi muito bem e o masculino ficou devendo pelo menos uma medalha de ouro. Estamos falando de uma competição com um nível elevadíssimo. De uma maneira em geral, a participação foi boa”, analisou.

O torneio é o terceiro mais importante da modalidade, fica atrás somente dos Jogos Olímpicos e do Mundial da modalidade, que será disputado no mês de agosto na cidade do Rio de Janeiro.

O título na Rússia é o terceiro de Mayar Aguiar na temporada 2013. A atleta também foi à melhor no Pan-Americano da modalidade e no Troféu Brasil. “Estou muito feliz com mais esse título. Foi uma competição difícil, fiquei exausta, mas consegui dar o meu melhor e mostrar que estou totalmente recuperada. Agora é focar no Mundial para conseguir mais uma medalha para o Brasil”, disse a campeã do meio pesado.

Nos pesados, o Brasil conquistou duas pratas. Maria Suelen Altheman (+78kg) passou pela sul-coreana Jung Eun Lee e pela cubana Heidy Abreu, algoz de Rochele Nunes, a outra brasileira na categoria, por ippon. Mas na decisão, não conseguiu superar a chinesa Song Yu. No masculino, Rafael Silva passou pelo russo Renat Saidov e na semifinal bateu o compatriota David Moura. Na decisão, acabou sendo derrotado por Adam Okruashvili, da Geórgia, ficando com a prata.

A brasileira Sarah Menezes, atual campeã olímpica na categoria até 48kg, ficou com a medalha de prata na competição. A judoca fez uma campanha brilhante até a final, vencendo todas as suas lutas por ippon. Passou por Taciana Lima, brasileira que defende Guiné Bissau, depois por Otgontsetseg Galbadrakh, da Mongólia, e, na semifinal, pela japonesa Riho Okamoto.

A decisão foi uma reedição de Londres, mas a japonesa Hiromi Endo se deu melhor. Sarah não conseguiu encaixar sua tática e, por ter sido penalizada uma vez, ficou com a prata. É a terceira medalha da piauiense que já havia sido bronze nas duas últimas edições do torneio.

Já Felipe Kitadai conseguiu sua primeira medalha no torneio. Repetindo o desempenho de Londres, o brasileiro começou o dia vencendo Ilgar Mushkiyev (AZE), mas perdeu na sequencia para Beslan Mudranov (RUS). Na repescagem, passou por Ashkat Temalnov (KAZ) e na decisão do bronze, jogou Yeldos Smetov (KAZ) por wazari para ficar com o título. “Estou muito feliz com essa conquista. Queria que a minha família estivesse aqui para pode compartilhar essa alegria comigo”, disse, emocionado, Kitadai.

A última medalha do Brasil veio pelas mãos de Victor Penalber (81kg). O atual líder da categoria meio-médio teve que fazer uma competição de recuperação. O carioca teve uma estreia difícil contra o russo Ivan Nifontov e acabou derrotado. Na repescagem, venceu o uzbeque Yakhyo Imamov. E na decisão do bronze, não se deixou abater pelo ginásio todo que torcia contra e jogou o russo Murat Khabachirov.

Confira o quadro de medalhas do Brasil e os judocas que recebem o benefício do programa Bolsa-Atleta:

Ouro

Mayara Aguiar (Bolsa-Atleta)

Prata

Sarah Menezes (Bolsa-Atleta)

Rafael Silva (Bolsa-Atleta)

Maria Suelen Altheman

Bronze

Filipe Kitadai (Bolsa-Atleta)

Victor Penalber (Bolsa-Atleta)

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro