Brasil pega Alemanha sem Neymar, mas unido. Felipão faz segredo sobre mudanças - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 26/04/2024
 
08/07/2014 - 09h45m

Brasil pega Alemanha sem Neymar, mas unido. Felipão faz segredo sobre mudanças

Agência Hoje* 
Agência Brasil/Fabio Rodrigues Pozzebom
Nas principais capitais brasileiras, torcedores de verde e amarelo mostram confiança na seleção no jogo contra a Alemanha
Nas principais capitais brasileiras, torcedores de verde e amarelo mostram confiança na seleção no jogo contra a Alemanha

Belo Horizonte (Agência Hoje) - A seleção brasileira está preparada para enfrentar a Alemanha do técnico Joachim Löw hoje às 17h no Mineirão, em Belo Horizonte. Luis Felipe Scolari passou a semana com evasivas e fazendo segredo. Por mais que os repórteres insistissem, não quis revelar os nomes dos jogadores que vão substituir Neymar e Thiago Silva.

O objetivo claro é deixar os alemães na dúvida e criar dificuldades para eles próprios armarem o seu time. O resultado pode ser bom e até surpreender, principalmente nos primeiros 2minutos. Entre os torcedores brasileiros, no entanto, é tido como certo que Dante deverá ocupar o lugar de Thiago Silva.

Para a posição de Neymar não vai nenhum jogador. O que muda é o esquema de jogo, com um meio de campo mais robusto, formado por três jogadores que se encarregarão de defender e de levar a bola com qualidade para Fred, mais adiantado, e para Hulk, que vai correr nos espaços deixados pela Alemanha, na direita e na esquerda.

A preocupação inicial de Felipão, logo após a confirmação da gravidade da contusão de Neymar, já não existe mais. Nos últimos dias, o técnico brasileiro sorriu, brincou com os jornalistas, se divertiu nas entrevistas coletivas e demonstrou que está confiante em obter um bom resultado hoje à tarde. "Quem conhece o Felipão de perto sabe que quando ele fica assim é sinal de que encontrou as saídas. É um momento especial e ele sabe resolver bem", comentou um membro da comissão técnica.

Nos poucos momentos em que ficou com fisionomia séria, o técnico falou sobre o principal nome do futebol brasileiro. "O Neymar fez o trabalho dele e fez bem feito. Agora é a nossa vez, precisamos fazer a nossa parte e mostrar para ele que estamos unidos, como ele queria. Podemos fazer o nosso papel e no final dedicar a vitória a ele".

Lembranças Voltam

A vitória no jogo de hoje contra a Alemanha, às 17h (horário de Brasília), no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte, garante ao Brasil a volta a uma final de Copa do Mundo de Futebol, o que não ocorre desde 2002. Naquele ano, o Brasil foi campeão em cima dos jogadores alemães em uma partida difícil e muito disputada. Hoje, as lembranças voltam.

Agora, a situação é outra. O time brasileiro terá que superar a ausência de Neymar, que sofreu uma lesão nas costas no último jogo e está fora da Copa. Também terá que superar o desfalque do capitão Thiago Silva, que recebeu o segundo cartão amarelo no torneio e cumpre suspensão automática. As tentativas de anular o cartão não foram aceitas pela Fifa.

Superar a ausência do astro do time pode ser o grande desafio do técnico Felipão na preparação para o jogo. Ele faz mistério sobre o substituto de Neymar. Uma opção é a volta de Luiz Gustavo. O volante pode retornar após cumprir suspensão contra a Colômbia, e Paulinho, seu substituto no jogo, continuaria entre os titulares para deixar o meio-campo brasileiro mais combativo.

A outra possibilidade é a entrada de Willian no lugar de Neymar, mantendo as características atuais do time. O técnico precisa optar entre reforçar o meio-campo para medir forças com os alemães, fortes nesse setor, ou manter o time veloz no ataque contra a lenta defesa adversária.

Na defesa, as dúvidas são menores. O zagueiro Dante é nome praticamente certo para substituir Thiago Silva. Dante é jogador do principal time da Alemanha, o Bayern de Munique, e tem como companheiros de clube nada menos do que sete jogadores da seleção alemã. Conhece muito da tática alemã e nos últimos dias conversou horas seguidas com Felipão.

Zagalo Confiante

A Alemanha vem de uma vitória simples contra a França. O jogo não foi bonito, mas a vaga chegou naturalmente, de forma incontestável. O técnico Joachim Löw tem à disposição seus principais jogadores. Os meias Schweinsteiger, Özil e Kroos são os principais articuladores no meio-campo e costumam dominar esse setor nas partidas. No ataque, Thomas Müller e André Schürrle podem ser titulares e dar muito trabalho à defesa brasileira.

No último encontro entre as duas seleções, um amistoso em agosto de 2011, a Alemanha venceu por 3 a 2. A partida foi na Alemanha e contou com gols de Schweinsteiger, Götze e Schürrle para a Alemanha e Alexandre Pato e Robinho para o Brasil.

Em Copas do Mundo, houve apenas um confronto, com vitória brasileira na final de 2002. À época, o astro alemão era o goleiro Oliver Kahn, que foi eleito o melhor jogador da Copa, mesmo após falhar no primeiro gol do Brasil.

Em Belo Horizonte, os brasileiros terão o duro desafio de vencer a partida e seguir para a final que acontecerá no domingo, dia 13 de julho de 2014. Aliás, é mais um 13 na história do futebol brasileiro e na cota de sorte de Mário Jorge Lobo Zagalo, ex-jogador da seleção, ex-técnico e atual torcedor. "Só faltam dois. Vamos ganhar essa e aí só teremos mais um pela frente", garante o velho lobo, sorridente nos seus 82 anos de idade.

* Com informações da Agência Brasil

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro