Brasil supera Cuba no primeiro teste do desafio de judô, 4 a 1 - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 29/03/2024
 
07/08/2013 - 06h57m

Brasil supera Cuba no primeiro teste do desafio de judô, 4 a 1

Agência Hoje 
Divulgação
Judocas brasileiros vencem desafio com Cuba na preparação para o Mundial
Judocas brasileiros vencem desafio com Cuba na preparação para o Mundial

Rio de Janeiro (Agência Hoje) - A equipe brasileira de judô venceu a de Cuba no primeiro grande teste do Desafio Internacional, realizado no Ginásio Municipal de Queimados, no Rio. Nas categorias leves, o Brasil conseguiu aplicar três ippons e fez o placar final de 4 a 1.

O desafio seguinte para os homens são os húngaros, enquanto as mulheres enfrentarão as atletas espanholas. As disputas servem como teste para o Campeonato Mundial de Judô do Rio de Janeiro, marcado para o período entre 26 de agosto e 1 de setembro, no ginásio do Maracanãzinho.

“Acredito que esse evento foi muito importante porque a competição por equipes tem uma carga emocional diferente. Nós viemos com uma equipe mesclada, com um atleta que ainda é sub 21 como o Gabriel Pinheiro. O favoritismo era de Cuba porque eles vieram com nomes que devem estar no Mundial. Então, fiquei feliz com o resultado muito bom mas que não reflete o nível do judô cubano”, disse Ney Wilson, gestor de alto rendimento da CBJ.

Na primeira luta, Daniel Hernandes (+90kg) foi derrotado por Óscar Brayson, décimo-segundo do mundo, por yuko. Eduardo Santos (90kg)venceu Yerlandi Echemendia por ter tido uma punição a menos que o adversário. E nos três últimos combates um show brasileiro, com direito a três ippons. Mauro Moura (81kg) jogou Jorge Martinez, Marcelo Contini (73kg) bateu Magdiel Calá e o jovem Gabriel Pinheiro (66kg) colocou Gilberto Armas com as costas no tatame.

“Eu acho esse tipo de competição muito interessante. Pena que eu não consegui fazer o meu melhor mas fiquei torcendo muito pelos meus companheiros ali fora. É bom ver que os atletas mais jovens estão dando conta do recado”, afirmou o experiente Daniel Hernandes.

“Foi uma luta dura contra o vice-campeão Pan-americano e felizmente consegui jogar porque eu não queria deixar a responsabilidade de decidir a luta com o Gabriel Pinheiro. Ainda bem que ele também não sentiu a pressão e também jogou o adversário. Vou torcer para que domingo seja cinco a zero”, disse Marcelo Contini.

A abertura do Desafio Internacional foi feita pelo presidente da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro, Francisco Grosso. Também estiveram presentes o secretário municipal de esporte, turismo e lazer, Luiz Carlos Monteiro; e o prefeito de Queimados, Max Lemos.

“É uma demonstração clara de que a baixada pode produzir grandes eventos, eventos de porte internacional. Para nós é um orgulho muito grande termos sido escolhidos pela Confederação Brasileira de Judô. Esperamos que esse evento possa inspirar o surgimento de novos talentos”, disse o prefeito.

Depois da competição internacional, foi realizado o Desafio Estadual entre atletas dos projetos Brasil Vale Ouro e Instituto Reação. O último acabou vencendo a disputa amistosa por 3 a 2.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro