Brasil tem momentos difíceis, mas vence seleção chilena. 2 a 1 - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 27/04/2024
 
20/11/2013 - 08h25m

Brasil tem momentos difíceis, mas vence seleção chilena. 2 a 1

Agência Hoje Internacional 
CBF/Divulgação/Rafael Ribeiro
Brasil superou o Chile em partida que teve arrancadas como essa, de Jô: 2 a 1
Brasil superou o Chile em partida que teve arrancadas como essa, de Jô: 2 a 1

Toronto, Canadá (Agência Hoje Internacional) - A seleção brasileira venceu o Chile por 2 a 1 em jogo amistoso que valeu como mais uma preparação visando a Copa do Mundo de 2014. Hulk e Robinho fizeram os gols, houve bons momentos de David Luiz e Oscar, mas a maioria dos jogadores brasileiros não repetiu as partidas brilhantes de jogos anteriores.

O jogo, realizado no Estádio do Rodgers Centre Toronto, marcou a despedida do Brasil dos amistosos em 2013. As partidas disputadas ao longo do ano foram suficientes para Luiz Felipe Scolari formar uma equipe e preparar os jogadores dentro e fora do campo. Durante a disputa, a temperatura externa era de três graus negativos, mas no campo ficou em 20 graus, graças a um perfeito sistema de aquecimento.

Logo no início, a seleção brasileira imprimiu um ritmo veloz de jogo que surpreendeu os chilenos. Animado com suas partidas anteriores, quando obteve um empate com a Espanha e uma vitória sobre a Inglaterra, em Londres, o Chile entrou em campo tentando jogar de igual para igual e não se deu bem.

Ao errar um passe, a bola ficou com Oscar, o brasileiro passou por um adversário, olhou a posição dos companheiros e entregou a bola nos pés de Hulk. Objetivo, o atacante partiu em direção ao gol e soltou um chute de canhota violentíssimo, rasteiro, tirando do goleiro. Foi o primeiro gol, o 1 a 0 que dava a forte sensação de que viriam muitosmais.

A partir desse momento, vendo a fragilidade do seu time, o técnico do Chile, Jorge Sampaoli, mudou a forma de jogar e conseguiu neutralizar o meio campo brasileiro. Colocou Valdivia em campo, no lugar de um zagueiro e passou a criar dificuldades, ficando com o domínio da partida. O Brasil recuou e teve momentos ruins.

O gol de empate do Chile chegou no segundo tempo, de um chutão do goleiro Claudio Bravo. A bola dividiu e caiu nos pés de Vargas. Eficiente, o atacante deu um chute seco, direto no canto esquerdo. Surpreendido, Julio Cesar nem esboçou defesa. A partir desse momento, o Brasil despertou, ouviu mais os gritos de Scolari na beira do campo e partiu para cima.

Robinho que tinha entrado no lugar de Jô logo no início do segundo tempo, ganhou mais dois companheiros: William foi para o lugar de Oscar e Ramires substituiu Hulk. O time brasileiro ganhou em agilidade e em qualidade de passe, voltou a impor um ritmo veloz e novamente encurralou a seleção do Chile.

Com a reação, o Brasil marcou um gol com Robinho, mas o bandeira anulou, alegando impedimento, claramente duvidoso. Mais alguns minutos e Robinho aproveitou cruzamento de Maicon e de novo cabeceou para as redes, desta vez em gol válido. Brasil 2 a 1. Era o nono gol do brasileiro nos chilenos, e marca que o deixa na frente de Pelé.

Cabia mais e o Brasil teve outras oportunidades de marcar, mas os atacantes pecaram por não finalizar ou chutaram para fora. Neymar, de quem se esperava muito, fez jogadas bonitas, como dois lençois no goleiro, mas desperdiçou pelo menos duas chances de colocar a bola na rede. No encerramento, Scolari concordou que o Brasil "podia ter feito mais um ou dois".

Na avaliação final, a seleção brasileira venceu bem, jogando com Julio Cesar, Maicon, Thiago Silva (Dante), David Luiz e Maxwell; Luiz Gustavo, Paulinho (Hernanes), Oscar (William); Hulk (Ramires), Jô (Robinho) e Neymar (Lucas Leiva).

Veja os resultados dos jogos do Brasil em 2013:

Em 2013, a seleção brasileira jogou 19 vezes, venceu em 13 partidas, teve quatro empates e duas derrotas. O time marcou 49 gols e sofreu 15, mas foi sobretudo o empenho e a garra que mostraram a nova fase do futebol nacional, devolvendo a confiança e o entusiasmo ao torcedor.

Brasil 1 x 2 Inglaterra

Brasil 2 x 2 Itália

Brasil 1 x 1 Rússia

Brasil 4 x 0 Bolívia

Brasil 2 x 2 Chile

Brasil 2 x 2 Inglaterra

Brasil 3 x 0 França

Brasil 3 x 0 Japão

Brasil 2 x 0 México

Brasil 4 x 2 Itália

Brasil 2 x 1 Uruguai

Brasil 3 x 0 Espanha

Brasil 0 x 1 Suíça

Brasil 6 x 0 Austrália

Brasil 3 x 1 Portugal

Brasil 2 x 0 Coreia do Sul

Brasil 2 x 0 Zâmbia

Brasil 5 x 0 Honduras

Brasil 2 x 1 Chile

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro