Brasil vence EUA na Copa dos Campeões em jogo de equilibrio - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 29/03/2024
 
20/11/2013 - 11h32m

Brasil vence EUA na Copa dos Campeões em jogo de equilibrio

Clarissa Laurence 
CBV/Divulgação
Em jogo com muita disputa, Brasil vence EUA no vôlei masculino por 3 a 0
Em jogo com muita disputa, Brasil vence EUA no vôlei masculino por 3 a 0

Kyoto, Japão* - A seleção brasileira masculina de vôlei venceu por 3 sets a 0, mas, segundo o técnico Bernardinho, pareceu um 3 a 2. Afinal, as equilibradas parciais de 31/29, 25/23 e 25/23, disputadas em 1h34, deram ao confronto desta quarta-feira, 20, pela Copa dos Campeões, um clima de decisão. Com bolas disputadas, a partida terminou favorável ao Brasil que, com garra, assegurou a segunda vitória na competição. A primeira foi sobre o Irã, por 3 sets a 0. Ambos os jogos aconteceram na cidade de Kyoto, no Japão.

Com duas vitórias acumuladas, e seis pontos garantidos, a equipe brasileira segue para Tóquio, onde fará os três próximos jogos contra Japão, Rússia e Itália, consecutivamente. A quinta-feira (21.11) será de folga na tabela para as seis seleções participantes, mas o Brasil fará o primeiro treino já no novo ginásio de jogo.

Nesta quarta, um dos principais destaques da seleção brasileira ficou por conta do ponteiro Maurício Borges. Maior pontuador do Brasil, com 13 acertos, o jogador foi, ainda, eleito o melhor em quadra.

“Jogar contra os Estados Unidos é sempre muito complicado. O time deles é bem certinho, trabalha muito bem no saque e no passe e, taticamente, é difícil de jogar contra. Mas estou feliz pela vitória. Não tem nada mais importante do que levar os três pontos na segunda partida consecutiva”, afirmou Maurício.

O técnico Bernardinho destacou o equilíbrio da partida e da competição. “Foi um 3 a 0 com cara de 3 a 2. Todos os sets foram lá em cima, jogados até o último ponto, literalmente. Taticamente o nosso time soube sair de determinadas situações de dificuldade e isso foi importante. Jogamos contra uma grande equipe e esse é um torneio equilibrado. Hoje, o Irã venceu a Itália, que havia vencido a Rússia ontem. Esse é o cenário do voleibol masculino mundial”, disse Bernardinho.

A dificuldade encontrada no jogo desta quarta-feira serviu, segundo o treinador, como aprendizado para a seleção brasileira.

“O jogo foi muito difícil e são situações como essas que fazem o time crescer. Cinco partidas como essas são importantes para avaliarmos como estamos. Ontem e hoje passamos alguns momentos onde o time mostrou que não se desintegrou. Essa força que o grupo demonstrou talvez seja um dos pontos mais positivos. Saber resistir a pressão e saber jogar taticamente foi algo muito importante. Que essa experiência nos sirva para melhorarmos ainda mais para os próximos jogos, em Tóquio”, explicou Bernardinho.

O Jogo

O oposto Wallace abriu o placar em contra-ataque. No ponto de saque do ponteiro Lucarelli, o Brasil colocou dois de vantagem: 5/3. A diferença no placar aumentou no primeiro tempo técnico, quando a seleção brasileira fez 8/5. No ace de Maurício Borges, o placar foi para 10/6. Os Estados Unidos diminuíram a vantagem para dois pontos (13/11). A seleção brasileira seguiu no comando do placar na segunda parada técnica: 16/13. Os americanos reagiram, encostaram no marcador (16/15), mas, no bloqueio de Sidão, o Brasil voltou a pontuar. Na jogada seguinte, Lucão conseguiu mais um bloqueio e o Brasil fez 18/15. Quando a equipe americana encostou em 21/20, Bernardinho pediu tempo. O final do set foi equilibrado. Os times empataram em 22, 24 e em 25 pontos. Sidão pontuou duas vezes, no ataque e no saque, e o Brasil fez 27/26. O equilíbrio seguiu. Com Wallace, a seleção brasileira teve a bola do jogo em 30/29 e com Maurício Borges, fechou o primeiro set em 31/29.

O Brasil saiu na frente na segunda parcial. A equipe verde e amarela ainda fez 4/2. O jogo se manteve equilibrado, com os times sempre próximos no placar. No primeiro tempo técnico, 8/7 para os Estados Unidos. O adversário ainda abriu três de diferença quando fez 13/10. O time americano continuou pontuando e fez 16/11 na segunda parada técnica. O Brasil buscou e diminuiu a vantagem adversária para 18/15. Quando a diferença caiu para dois pontos (19/17), o técnico dos Estados Unidos pediu tempo. No erro de ataque do time americano, o Brasil encostou (19/18). No bloqueio de Evandro, time verde e amarelo deixou tudo igual: 20/20. Um novo empate em 23 pontos deu ao final do segundo set a mesma emoção do primeiro. Mais uma vez, Maurício Borges foi o responsável por fechar o set, que terminou em 25/23.

Sem que nenhuma das duas seleções abrisse vantagem, a terceira parcial começou equilibrada. A bola sobrou para o ataque do levantador Bruninho e o Brasil fez 3/2. Com Wallace, três de vantagem: 7/4. A seleção comandada pelo técnico Bernardinho se manteve melhor e fez 10/8. Mas os americanos buscaram e, contando com erro do Brasil, empatou em 10 pontos. O time brasileiro manteve a determinação e colocou dois de vantagem na segunda parada técnica: 16/14. Como não poderia deixar de ser, o terceiro set também teve um final equilibrado, com o Brasil tendo apenas um de vantagem: 21/20. Quando os americanos empataram em 22 pontos, Bernardinho pediu tempo. No ataque de Wallace, o Brasil marcou 24/23 e, no bloqueio, fechou em 25/23.

EQUIPES

BRASIL – Bruno, Wallace, Sidão, Lucão, Lucarelli e Maurício Borges. Líbero – Mário Jr.

Entraram – Evandro, Raphael e Maurício Souza

Técnico: Bernardinho

ESTADOS UNIDOS – Anderson, Rooney, Lee, Priddy, Christenson e Holt. Líbero – E. Shoji

Entrou – K. Shoji

Técnico: John Speraw

ENTENDA A COPA DOS CAMPEÕES

Situação atual – O Brasil estreou com vitória sobre o Irã por 3 sets a 1, venceu os Estados Unidos por 3 a 0 na segunda rodada e terá outros três jogos pela frente, contra os demais participantes do campeonato.

Países participantes - Brasil, Irã, Estados Unidos, Japão, Rússia e Itália. Todos são campeões continentais com exceção do Japão que participa da competição por ser o país sede e da Itália, que foi convidada pela organização.

Forma de disputa – As seis equipes se enfrentarão em turno único e a seleção que somar mais pontos ficará com o título.

Jogos do Brasil:

19/11 – Brasil 3 x 1 Irã (25/16, 25/17, 25/27 e 25/23)

20/11 – Brasil 3 x 0 Estados Unidos (31/29, 25/23 e 25/23)

22/11 – Brasil x Japão, às 8h10 (Horário de Brasília)

23/11 – Brasil x Rússia, às 5h10 (Horário de Brasília)

24/11 - Brasil x Itália, às 1h10 (Horário de Brasília)

* De Kyoto, Japão, Clarissa Laurence

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro