Brasileiros alcançam 50 índices para provas de atletismo para as olimpíadas de 2016 no Rio - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 25/04/2024
 
30/03/2016 - 13h41m

Brasileiros alcançam 50 índices para provas de atletismo para as olimpíadas de 2016 no Rio

Agência Brasil/Vinícius Lisboa 

Brasília - O atletismo brasileiro atingiu nesta semana a marca de 50 índices olímpicos que qualificam atletas para os Jogos de 2016. No último domingo (27), o mineiro Talles Frederico, do Salto em Altura, quebrou seu recorde pessoal e saltou 2,29 metros, exatamente a marca exigida pela Associação Internacional de Federações de Atletismo.

Talles competiu na 2ª etapa do Campeonato Paulista Menor, Juvenil e Adulto de Atletismo, no Centro Esportivo de Alto Rendimento, no Swiss Park, em Campinas. Segundo o Comitê Olímpico Brasileiro, o atleta tentou ainda saltar 2,32 metros, o recorde brasileiro de Jessé Farias de Lima, mas não teve êxito.

O jovem de 25 anos ainda não pode ser considerado classificado para os Jogos Olímpicos porque cada país pode mandar apenas três atletas por modalidade do Atletismo, e o prazo para atingir índices olímpicos termina apenas em 8 de julho. As chances de Talles, no entanto, são grandes, pois ele é o primeiro brasileiro a se qualificar para o salto em altura na Olimpíada de 2016.

Maratona

A categoria mais disputada até o momento é a maratona masculina, em que dez brasileiros conseguiram índice, e apenas três poderão representar o Brasil nos Jogos. A disputa fica ainda acirrada porque Solinei Rocha da Silva já tem vaga garantida por ter obtido a 18ª colocação na Maratona Masculina dos Campeonatos Mundiais de Atletismo, no ano passado, em Pequim, o que deixa apenas duas vagas disponíveis.

Até o momento, os três melhores índices são de Marilson dos Santos (2h11m), Paulo Roberto de Almeida (2h11m02s) e do próprio Solonei Rocha da Silva (2h13m15s).

No feminino, a maratona tem seis qualificadas. As três primeiras, até a última atualização da listagem, são: Adriana Aparecida da Silva (2h35m28s), Marily dos Santos (2h37m25s) e Graciete Santana (2h38m33s).

Entre as mulheres, Keila Costa, Rosangela Santos e Ana Claudia Lemos Silva estão qualificadas para duas provas diferentes. Keila conseguiu a marca para disputar o salto triplo e o salto em distância. Já as fundistas Rosangela e Ana Claudia estão qualificadas para as provas de 100 e 200 metros.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro