Burkina Faso e sociedade civil fecham acordo para transição - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 25/04/2024
 
13/11/2014 - 12h56m

Burkina Faso e sociedade civil fecham acordo para transição

Agência Hoje 
Reprodução
Militares de Burkina Faso e a sociedade civil chegaram a um acordo sobre o projeto de transição do poder para os civis
Militares de Burkina Faso e a sociedade civil chegaram a um acordo sobre o projeto de transição do poder para os civis

Ouagadougou (Burkina Faso) - Militares de Burkina Faso e a sociedade civil chegaram na quarta-feira (12) a acordo sobre o projeto de transição do poder para os civis, depois da queda do ex-presidente Blaise Compaoré.

De acordo com o documento, o Exército fez concessões significativas na Carta de Transição, pois aceitou que o presidente da Assembleia Provisória, chamada de Conselho Nacional de Transição (CNT), seja "um civil eleito pelos seus pares" e não um militar, como anteriormente defendia.

O CNT é considerado um órgão legislativo. O Exército, que está no poder desde a queda de Blaise Compaoré em 31 de outubro, desejava que fosse meramente consultivo.

Há uma semana, a União Africana deu prazo de 15 dias ao Exército para que fizesse o país voltar ao quadro constitucional e estabelecesse um governo de transição liderado por civis.

Segundo o texto assinado ontem pelas partes, uma espécie de constituição interina, o CNT será composto por 25 membros da oposição, 25 da sociedade civil, 15 militares e dez aliados de Blaise Compaoré.

O acordo confirma que o presidente da transição será um civil, que vai escolher o seu próprio primeiro-ministro.

A intenção de Blaise Compaoré, de mudar a Constituição para poder se candidatar a um quinto mandato presidencial em 2015, causou uma onda inédita de manifestações que o obrigaram a renunciar e a abandonar o país no dia 1º de novembro.

O Exército tomou o poder e indicou o chefe de Estado interino, o tenente-coronel Isaac Zida, para dirigir o país.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro