Burkina Faso reabre as fronteiras terrestres 3 dias após golpe militar - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 19/04/2024
 
04/11/2014 - 11h41m

Burkina Faso reabre as fronteiras terrestres 3 dias após golpe militar

Agência Lusa 
Reprodução
A reabertura das fronteiras permite a retomada da livre circulação de pessoas e mercadorias
A reabertura das fronteiras permite a retomada da livre circulação de pessoas e mercadorias

Ouagadougou - O Exército de Burkina Faso ordenou na segunda-feira (3) a reabertura das fronteiras terrestres do país, três dias após o fechamento, devido à crise política que desencadeou a renúncia do presidente Blaise Compaoré.

A medida permite a retomada da livre circulação de pessoas e mercadorias, indica um comunicado assinado pelo tenente-coronel Isaac Zida, como chefe de Estado transitório.

Na última sexta-feira (31), o mesmo dia em que o presidente se viu forçado a deixar o cargo, na sequência de uma revolta civil, as Forças Armadas decretaram o fechamento de todas as fronteiras do país.

Isaac Zida, proclamado líder do país pelo Exército, anunciou hoje que está negociando com representantes sociais a volta das regras constitucionais, e a instauração de um regime civil de transição.

A União Africana deu prazo de duas semanas para ele fazer a transição. O país tenta regressar à normalidade, após violentos protestos e confrontos com o Exército que, segundo os partidos da oposição, deixaram mais de 30 mortos e 200 feridos.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro