Câmara: Candidatos à presidência viajam em busca de votos - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 28/03/2024
 
14/01/2015 - 10h08m

Câmara: Candidatos à presidência viajam em busca de votos

Agência Brasil/Iolando Lourenço 
Reprodução
Eleições para a presidência da Câmara dos Deputados
Eleições para a presidência da Câmara dos Deputados

Brasília - Os três candidatos à presidência da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP), Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e Júlio Delgado (PSB-MG), estão percorrendo todos os estados em busca dos votos dos colegas. A eleição para os integrantes da Mesa Diretora da Câmara será no dia 1º de fevereiro, a partir das 18h.

A menos de 20 dias da disputa, os concorrentes intensificam as viagens e as conversas com os pouco mais de 500 eleitores.

Embora o número de eleitores seja pequeno, os candidatos estão tendo trabalho para convencer cada um deles sobre suas propostas para a Casa, a partir de 2 de fevereiro quando, quem ganhar, substituirá o atual presidente, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).

Outro fator que dificulta a campanha é o fato de que, dos 513 deputados que tomarão posse no dia 1º, 198 estão assumindo pela primeira vez o mandato e 25 estão voltando à Câmara após quatro anos fora do Legislativo.

Como o Congresso está em recesso, os candidatos têm que viajar aos estados para encontrar os eleitores, pedir ajuda a seus aliados e usar muito o telefone.

Dos atuais 513 deputados, 290 foram reeleitos e tomarão posse para novo mandato em 1º de fevereiro e, portanto, estarão aptos a votar em um dos três candidatos. Chinaglia e Cunha percorrem o Brasil em jatos fretados para a campanha e Delgado viaja em aviões de carreira. A campanha deles é parecida na forma: viajam, reúnem-se com os colegas, com prefeitos e outras autoridades, na busca dos votos necessários para a eleição.

Eduardo Cunha, líder do PMDB, foi o primeiro a lançar candidatura e a viajar em campanha. Segundo seus assessores, ele conclui nesta semana as visitas a todos os estados brasileiros e já esteve com a maioria dos eleitores. Na terça-feira(13), Cunha está em Salvador e nesta quarta-feira (14) vai a viagem a outras cidades do Nordeste.

Arlindo Chinaglia, que já foi presidente da Câmara e atualmente é 1º vice-presidente da Casa, percorre, a partir desta quarta-feira(14), vários estados do Nordeste, começando pelo Piauí. Assessores de Chinaglia informaram que ele fez campanha no Espírito Santo e no Rio de Janeiro na semana passada.

Júlio Delgado, líder do PSB, concorreu à presidência da Câmara em 2013. obtendo 165 votos contra 271 do vencedor, Henrique Alves. Delgado esteve no Espírito Santo nesta segunda-feira(12) e pretende viajar durante a semana para São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná. Ele informou que, mesmo usando aviões de carreira, fará campanha na maioria dos estados.

Para ser eleito em primeiro turno, o candidato precisará ter maioria absoluta dos votos dos 513 deputados, o equivalentes a 257 votos. Se nenhum dos concorrentes conseguir essa maioria, os dois mais votados disputarão a eleição em segundo turno. Será vencedor será o que obtiver a maioria dos votos válidos.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro