Campanha leva a agricultura familiar para as Olimpíadas - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 26/04/2024
 
04/02/2016 - 13h36m

Campanha leva a agricultura familiar para as Olimpíadas

Portal EBC 
Agência Brasil/Valter Campanato
Ação "Brasil Saudável e Sustentável" servirá de vitrine da produção brasileira para o público dos Jogos Olímpicos
Ação "Brasil Saudável e Sustentável" servirá de vitrine da produção brasileira para o público dos Jogos Olímpicos

Brasília - Os Jogos Olímpicos de 2016 serão sediados no Rio de Janeiro. Este, que é o maior evento esportivo do planeta, recebe milhares de pessoas de todo o mundo e movimenta a cidade e o país. Assim como na Copa do Mundo de 2014, essa movimentação será aproveitada para apresentar a agricultura familiar brasileira para o público.

O diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Marcelo Piccin, falou sobre a campanha Brasil Saudável e Sustentável que levará a agricultura familiar brasileira para as Olimpíadas.

A campanha Brasil Saudável e Sustentável é realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário em parceria com Ministério do Desenvolvimento Social. A iniciativa criará quatro praças de comercialização na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 5 e 14 de agosto em que os produtos da agricultura familiar, da produção agroecológica, orgânica e da sociobiodiversidade terão um espaço de destaque e de promoção da identidade desses produtos de alta qualidade nutricional que já estão presentes na mesa dos brasileiros.

Para participar do projeto, as cooperativas e associações devem entrar no edital do MDA até o dia 2 de março. Serão selecionadas 45 grupos que terão o deslocamento, estadia e armazenamento dos produtos viabilizados pelo projeto. O objetivo do Brasil Saudável e Sustentável e tanto abrir portas para a exportação do pequeno produtor brasileiro, quanto valorizar e promover a relação do consumidor local com o agricultor familiar.

Na Copa do Mundo de 2014, o impacto foi positivo e fundamental. Marcelo Piccin explica:

“Nós tivemos mais de 60 cooperativas e associações comercializando nos quiosques que foram montados na Copa do Mundo. Tivemos uma projeção de inúmeros contratos que depois esses empreendimentos firmaram também com empresas brasileiras e alguns canais de comercialização inclusive internacional de alguns produtos pra outros países que acabaram conhecendo os produtos brasileiros. Então foi um momento importante de visibilidade, de promoção, de fortalecimento da identidade da agricultura familiar brasileira que é tão diversa em todos os lugares do país.”

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