Campanha nacional de vacinação contra a gripe é prorrogada no DF e mais 11 estados - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 29/03/2024
 
22/05/2015 - 13h48m

Campanha nacional de vacinação contra a gripe é prorrogada no DF e mais 11 estados

Agência Brasil/Paula Laboissière 
Reprodução
Números do Ministério da Saúde apontam que apenas 38,6% dos grupos prioritários receberam a dose da vacina
Números do Ministério da Saúde apontam que apenas 38,6% dos grupos prioritários receberam a dose da vacina

Brasília - A vacinação contra a gripe foi prorrogada no Distrito Federal e em pelo menos 11 estados – Pernambuco, Rio de Janeiro, Bahia, São Paulo, Santa Catarina, Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Pará e Piauí. A data oficial para o encerramento da campanha nacional seria nesta sexta-feira (22), mas números do Ministério da Saúde apontam que apenas 38,6% dos grupos prioritários receberam a dose. A meta do governo é imunizar 80% do público-alvo.

No Distrito Federal e em São Paulo, a vacinação prosseguirá até o dia 3 de junho. No Rio de Janeiro, em Alagoas, em Pernambuco e em Santa Catarina, a nova data prevista para o encerramento da campanha é 5 de junho. A Bahia também deve encerrar a campanha em 5 de junho, mas a capital, Salvador, prorrogou a imunização até o dia 30 de maio.

O último balanço do ministério indica que, entre os grupos prioritários, as mulheres puérperas (até 45 dias após o parto) registram, até o momento, a maior cobertura (54,15%), seguidas pelos idosos (43,28%), pelas crianças com idade de 6 meses a 5 anos (37,9%), pelas gestantes (36,86%), pelos trabalhadores da saúde (32,91%) e pelos indígenas (28,8%).

Ainda segundo a pasta, também foram aplicadas 2,8 milhões de doses em pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com condições clínicas especiais, na população privada de liberdade e em trabalhadores do sistema prisional.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano – A (H1N1), A (H3N2) e influenza B. O período de maior circulação da gripe no Hemisfério Sul vai do final de maio a agosto. Após a aplicação, o corpo leva de duas a três semanas para gerar a proteção contra a gripe.

A dose é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática em doses anteriores ou aquelas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro