São Paulo, SP, 19/10/2018
 
11/04/2016 - 19h49m

Campanha "Se liga 16" alerta jovens sobre importância do voto

Agência Hoje 

Jundiaí (Agência Hoje) - Durante todo o mês de abril, a Coordenadoria da Juventude de Jundiaí vai visitar diversas escolas estaduais para conscientizar os alunos com 16 anos, ou mais, sobre a importância do voto e a participação no processo eleitoral brasileiro. A campanha começa oficialmente na terça-feira, dia 12.

A atividade será desenvolvida em parceria com o Conselho Municipal de Juventude (Comjuve), Cartório Eleitoral de Jundiaí, Diretoria Regional de Ensino e entidades da sociedade civil.

‘“Vamos abordar temas como a tripartição dos poderes, atribuições dos cargos eletivos, crimes eleitorais e muito mais. A verdade é que não só a juventude, como a população do geral, tem muitas dúvidas sobre como funciona o sistema eleitoral, e a ideia é fazer um bate-papo sobre isso”, explica a titular da Coordenadoria, Narrinam Camargo.

O primeiro encontro está marcado para a Escola Estadual Eloy de Miranda Chaves, das 10h às 12h, nesta terça (12). “As reuniões vão ter a presença de membros do Comjuve e professores das escolas estaduais. Para a palestra, vamos trabalhar com a cartilha do Jovem Eleitor, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que é bem didática e educativa. A participação dos professores também é uma inovação e será muito importante, pois eles já trabalham o tema dentro do componente curricular das disciplinas”, destaca a coordenadora.

Natan Rodrigues Solin, presidente do Conselho de Juventude, explica que os interessados poderão fazer um pré-cadastro do Título de Eleitor já nos encontros. “A ideia do Conselho é que os estudantes tenham esse primeiro contato sobre política e votação, para que, antes da obrigatoriedade, tenham um entendimento maior sobre o assunto”, destaca.

No Brasil, para as pessoas de 16 e 17 anos, o voto é facultativo, porém já têm direito de votar. Neste ano, o prazo final para a inscrição de novos eleitores termina no dia 4 de maio.

Hoje São Paulo

© 2012 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro