Campeonato de Judô Sênior confirma 234 atletas em Manaus - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 20/04/2024
 
03/10/2013 - 10h16m

Campeonato de Judô Sênior confirma 234 atletas em Manaus

Agência Hoje 
Divulgação
Manaus terá campeonato de judô sênior com presença de grandes nomes
Manaus terá campeonato de judô sênior com presença de grandes nomes

Manaus (Agência Hoje) - O Campeonato Brasileiro Sênior de Judô que será realizado em manaus no sábado e domingo, 5 e 6, terá a presença de 234 atletas. Todos eles já fizeram a pré-inscrição. Alguns nomes são muito conhecidos do público e fizeram história ao longo da carreira, no Brasil e também no exterior.

Um deles é Rafaela Silva (57kg/RJ). A carioca de apenas 21 anos vai disputar o primeiro campeonato após se tornar a primeira brasileira a conquistar um título mundial sênior. Rafaela conta ainda com outros títulos importantes como a prata no Mundial de Paris 2011 e o ouro no Mundial Junior Bangkok 2008.

Ela vai se encontrar com uma das atletas que abriu caminho para o sucesso do judô feminino. Edinanci Silva (+78kg/SP), segunda brasileira a ganhar medalha em Mundiais sênior – a primeira foi Danielle Zangrando em Tóquio 95 - também estará na competição. A paraibana de 37 anos que defende o Estado de São Paulo tem no extenso currículo de conquistas os bronzes nos Mundiais de Paris 1997 e Osaka 2003.

“Quando eu entrei na seleção, entre as mulheres ela era a que era mais conhecida, mais famosa. Então, sempre foi um exemplo para mim e para as outras atletas. Acho que a importância dela não é só pelos títulos mas também pelo que ela representou para o judô feminino. As meninas que vão estar na competição têm muito o que aprender com ela”, disse a campeã mundial Rafaela Silva.

“Durante a competição é mais difícil mas quando temos um tempo para confraternizar procuro passar para as meninas, especialmente as do Norte e Nordeste, que é possível chegar à seleção mesmo com menos estrutura. É preciso ter consciência e lutar pelos objetivos traçados. Acho que esse é o meu papel: passar um pouco do que eu vivi no judô para as mais jovens”, disse Edinanci.

Ao todo estão pré-inscritos 234 atletas (141 no masculino e 93 no feminino) de 26 Estados mais o Distrito Federal. Os Estados com o maior número de judocas são o Amazonas, São Paulo e Santa Catarina com 16, o máximo possível. Mato Grosso do Sul (15), Minas Gerais (14), Rio de Janeiro (13), Distrito Federal (13) e Pará (12) também têm delegações robustas.

De acordo com a programação do Campeonato Brasileiro Sênior na próxima sexta-feira, 4/10, acontecerá um treinamento sobre a plataforma Zempo às 9 da manhã. O credenciamento começa às 13 horas e a pesagem oficial às 18:30. O sorteio das chaves será às 20 horas logo depois da reunião de árbitros. Todas as atividades serão no Hotel Blue Tree Premium.

Já no sábado, na Arena Amadeu Teixeira, o Vivaldinho, haverá a Cerimônia de Abertura às 8:30 e a partir das 9 horas serão realizados os combates das categorias Superligeiro e Ligeiro. Na parte da tarde entram nos tatames os atletas das categorias Meio Leve, Leve, Meio Médio e Médio. E no domingo, também a partir das 9 da manhã, a competição se encerra com as disputas nas categorias Meio Pesado e Pesado.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro