Características e vantagens do uso de madeira ecológica - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 20/04/2024
 
11/01/2015 - 21h11m

Características e vantagens do uso de madeira ecológica

Agência Hoje/Sandra Vieira de Mello* 
Reprodução - Coxport
A madeira ecológica pode ser usada em fachadas
A madeira ecológica pode ser usada em fachadas
  • Pergolado e deck de madeira ecológica
  • Deck no padrão madeira Cumaru
  • Fachada em madeira ecológica
  • A madeira ecológica utilizada na fabricação de móveis

São Paulo - A madeira ecológica é conhecida também como madeira plástica ou WPC (Wood Plastic Composite). É fabricada à base de resíduos plásticos agregados a um tipo de carga que pode ser de origem vegetal e mineral.

O processo de fabricação tradicional do WPC é feito por extrusão, utilizando material plástico proveniente de aparas pré-consumo e quimicamente lavado, o que gera resíduos poluentes. Já existem processos mais sustentáveis, inclusive sendo utilizados no Brasil.

Estes funcionam por intrusão, utilizando percentuais menores de plásticos e mais carga, o que confere melhores características técnicas e não necessitam de pré-lavagem. Além disso, são usados plásticos pós consumo, como embalagens de alimentos e sacolas recicladas.

A madeira ecológica é um produto reciclado e reciclável, tem aparência de madeira natural e pode ser furada, serrada, colada, pintada, revestida, aparafusada ou pregada, da mesma forma que a madeira convencional.

A aparência da madeira ecológica é muito semelhante à da madeira natural, porém a sua durabilidade é muito superior, podendo durar até 100 anos sem necessitar de manutenção, desde que seguidas as instruções do fabricante.

O peso da madeira ecológica é equivalente ao peso da madeira de lei (22 kg/m²) e sua dilatação também é semelhante à da maioria das madeiras, motivo pelo qual sua aplicação deve seguir os espaçamentos comuns aos de aplicação de madeira tradicional.

Pode ser aplicada pintura sobre a madeira ecológica, sem exigência de qualquer cuidado especial. Porém, nesse caso, deverão ser feitas as manutenções comuns de repintura periódica. Caso se mantenha no acabamento padrão de madeira, não há necessidade de manutenção, bastando ser feita a limpeza das peças com água e sabão.

A madeira ecológica é antiderrapante, pois possui os veios da madeira tradicional. Estão disponíveis peças prontas como tabuas, rodapés, vigas, pilares, decks, além de diversos acessórios para aplicação.

O preço da madeira ecológica é equivalente ao de madeiras de lei certificadas. O diferencial é percebido ao longo do uso, através das vantagens destacadas pelos fabricantes:

Dispensa manutenção

Dispensa pintura e verniz

Pode ser montada através de um sistema de fixação por ganchos, podendo ser removida e reaproveitada em outro local

Durabilidade muito superior à da madeira comum

Fácil aplicação

Diversas cores e texturas com as mesmas características mecânicas

Resistente à umidade, cupins e pragas

Além de todas essas vantagens, os fabricantes estimam que, para cada 700kg de madeira ecológica utilizada, será preservada um árvore adulta de grande porte e aproximadamente 200 mil sacolas plásticas deixam de circular no meio ambiente.

* Sandra Vieira de Mello, CAU A16373-2 é Arquiteta e Urbanista. Contribuições para esta Editoria podem ser encaminhadas para o e-mail: hoje.sandra@gmail.com

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro