Casa das Rosas, arte e cultura em pleno coração da Av. Paulista - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 19/04/2024
 
22/06/2012 - 15h56m

Casa das Rosas, arte e cultura em pleno coração da Av. Paulista

Agência Hoje 
SPTuris/Milton Michida
Casa projetada por Ramos de Azevedo
Casa projetada por Ramos de Azevedo

A Mansão das Rosas foi projetada pelo escritório de Ramos de Azevedo em 1930, para residência de sua flha. A bela casa, concluída em 1935, foi uma das construções realizadas na avenida Paulista no final da era dos barões do café. O imóvel foi tombado pelo Condephaat no dia 22 de outubro de 1985.

A Casa das Rosas foi reaberta no dia 19 de setembro de 1995, com a proposta de ser um espaço cultural diferenciado, informatizado e dedicado a exposições. Hoje, as atividades do novo espaço estão essencialmente voltadas para leitura e pesquisa. A Casa promove cursos bimestrais, exposições, peças de teatro, lançamentos de livros, palestras e eventos musicais. A Casa foi idealizada principalmente como um local democrático, para estímulo à reflexão e divulgação da literatura em geral e da poesia em particular.

Em dezembro de 2004, a mansão passou a se chamar Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura. Recebeu esse nome porque possuía um dos maiores e mais belos jardins de rosas de São Paulo. O acervo de 35 mil volumes da biblioteca do poeta, tradutor e ensaísta Haroldo de Campos, assim como o seu escritório, foi doado pela família à Secretaria da Cultura.

A biblioteca reúne raridades, como as primeiras edições autografadas de livros de Octavio Paz e João Cabral de Melo Neto. Nas estantes, encontram-se as respeitadas traduções do próprio Haroldo de obras de inglês, francês, espanhol, alemão, italiano, russo, hebraico, chinês e japonês. E também cantos da "Divina Comédia", em que ele trabalhava pouco antes de morrer.

Mais informações

Casa das Rosas

Avenida Paulista, 37 - Bela Vista - São Paulo - SP

Fone: (0xx11) 3285-6986/ 3288-9447

Site: www.poiesis.org.br/casadasrosas

Funcionamento: Terça à sábado, das 10 às 18h

Convênio com o estacionamento Patropi: Al. Santos, 74

Entrada Gratuita

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro