Casos de pedras no rim aumentam até 30% no período de verão - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 26/04/2024
 
01/11/2013 - 15h14m

Casos de pedras no rim aumentam até 30% no período de verão

Agência Hoje 
Reprodução
Centro hospitalar recebe média de 30 pacientes de outros Estados por dia
Centro hospitalar recebe média de 30 pacientes de outros Estados por dia

São Paulo (Agência Hoje) - O Centro de Referência da Saúde do Homem alertou após realização de estudos que os casos de pedra no rim aumentam em torno de 30% durante o período de verão, entre os meses de janeiro e março. Os médicos da Secretaria da Saúde de São Paulo iniciaram a fase de orientação, inclusive com a distribuição de folhetos na rede hospitalar.

O calor é o principal fator de risco para o surgimento dos cálculos renais, especialmente nos países de clima tropical, como o Brasil. A orientação do urologista Cláudio Murta, coordenador do Centro de Referência da Saúde do Homem, é para que as pessoas bebam bastante líquido e diminuam a quantidade de sal na alimentação

"No verão a gente transpira mais e perde mais água, os cálculos se formam por baixa quantidade de urina e mais sais no organismo", explica o urologista, ao avaliar o grande crescimento ocorrido nos últimos anos na época de calor forte.

Com mais de 3 mil consultas e 310 cirurgias por mês, o Centro de Referência da Saúde do Homem realiza um trabalho que atende diretamente os homens. São Paulo foi o primeiro Estado a criar um centro de saúde com atendimento voltado para o público masculino. O hospital é considerado o maior centro de saúde especializado da América Latina e é referência nacional no tratamento de cálculo renal e do aumento benigno da próstata.

"Atualmente o serviço conta com mais de 30 médicos urologistas. Nossa maior demanda são os pacientes com problemas de próstata, que são operados com materiais e equipamentos de última geração", afirmou o coordenador do centro, o médico Claudio Murta. O Centro de Referência da Saúde do Homem fica na avenida Brigadeiro Luís Antônio, 2651, no Jardim Paulista.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro