São Paulo, SP, 28/03/2024
 
25/02/2015 - 14h24m

Central Nuclear de Fukushima detecta novo vazamento de água radioativa para o mar

Agência Lusa 

Tóquio - A operadora da Central Nuclear de Fukushima detectou novo vazamento de água radioativa para o mar, em um reator com problemas desde abril passado, segundo comunicado divulgado nesta quarta-feira (25) pela imprensa japonesa.

A proprietária da central, a Tokyo Electric Power Company (Tepco), anunciou na terça-feira (24) a descoberta de um depósito de água altamente radioativa acumulado sobre o teto do reator Número 2 da fábrica.

O líquido continha 29,4 mil bequeréis por litro de césio radioativo e 52 mil de estrôncio e outras substâncias emissoras de raios beta, segundo os dados divulgados pela Tepco.

A água é procedente da chuva e foi contaminada por resíduos radioativos provenientes do reator, acrescentou a operadora.

Em abril passado, a Tepco detectou a acumulação de água sobre o teto do reator, assim como um aumento dos níveis de radiação nas canalizações sempre que chovia, de acordo com responsáveis pela central, em declarações citadas pela estação estatal NHK.

Para controlar os vazamentos de água radioativa, a Tepco anunciou a instalação de sacos de areia sobre o teto do reator e a cobertura das canalizações que deságuam no mar, medidas que deverão estar concluídas até o fim de março.

A operadora informou que não foi registrado aumento dos níveis de radioatividade na água nas imediações da central nuclear.

A acumulação de água na central é um dos principais desafios para o desmonte dos reatores que ficaram danificados no terremoto seguido de tsunami, de 11 de março de 2011. A operação deverá prolongar-se por 30 ou 40 anos.

O acidente foi o mais grave desastre nuclear desde Chernobyl, na Ucrânia, em 1986. Cerca de 50 mil pessoas que viviam nas imediações do complexo continuam sem poder regressar às suas casas devido às elevadas radiações que afetaram também a agricultura, a criação de gado e a pesca na região.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro