São Paulo, SP, 19/04/2024
 
13/11/2015 - 12h34m

Centro de Zoonoses faz mutirão para castrar cães e gatos

Agência Hoje 

Piracicaba (Agência Hoje) - O Centro de Controle de Zoonoses inicia na segunda-feira, 16, o mutirão de castração de cães e gatos na região de Anhumas. Os moradores cadastrados no PSF local poderão se inscrever e levar seus animais para atendimento no centro cirúrgico em datas previamente agendadas. .

Em dezembro, o atendimento será realizado no PSF Boa Esperança 1 e no PSF Javari. O objetivo é atender a população das regiões periféricas do município, em parceria com as unidades do Programa Saúde da Família, responsável pelo cadastramento dos interessados.

De acordo com a médica veterinária Eliane de Carvalho, diretora do CCZ, são oferecidas 20 vagas diárias, sendo dez por período (seis cães e quatro gatos). Eliane explica que as castrações em parceria com as unidades do PSF são uma alternativa ao trabalho que era agendado pelo 156 ?? suspenso desde o final de julho em razão da reforma do CCZ.

??Estamos priorizando o atendimento a população de baixa renda assistida pelos PSFs. ? uma iniciativa que começou no Santa Fé e deu certo e nossa ideia é ampliar, levando a opção para todas as 51 equipes do PSF espalhadas pelo município?, disse.

Eliane alerta sobre a importância da população colaborar e ter consciência sobre a importância da castração e a mobilização da equipe da Zoonoses para os mutirões. ??Em outubro fizemos o mutirão na região do IAA e foram agendadas 80 cirurgias, mas 15 pessoas deixaram de levar seus animais, o que corresponde a um índice de faltas de 18%?.

Em novembro, o mutirão está sendo realizado nas regiões do PSF Boa Boa Esperança 1 e Anhumas. No Boa Esperança, a ação teve início na segunda-feira (9) e se encerrou nesta sexta-feira (13), sendo disponibilizados ainda os dias 25 e 26. Até a manhã desta sexta-feira, 70 animais do bairro haviam sido castrados.

No final da manhã de quarta-feira (11), dez proprietários de cães e gatos aguardavam, ansiosos, a chegada dos animais ao PSF Boa Esperança 1, após a realização das cirurgias. Entre eles estava o aposentado Amilton Cardoso da Silva, dono da ??Babi?, cadela de três anos da raça pinscher. ??Esse trabalho de castração aqui no bairro é importante, principalmente para mim, que não tenho condições de levar o cão até o Canil?, afirmou Amilton.

O adolescente Alexsandro Jesus da Silva, de 12 anos, também aguardava o retorno de sua ??Bolinha?, cachorrinha vira-lata que ele tirou da rua. O jovem conta, que há um ano, quando voltava do supermercado, foi seguido pelo pequeno animal e com a autorização da mãe a adotou, mas com a condição de cuidá-la. ??Decidi castrar para ela ficar mais saudável e dentro de casa?, destacou.

Uma das profissionais que integra a equipe de castração, a médica veterinária do CCZ, Elis Zafalon, explicou que os proprietários são orientados no momento que fazem o castrado sobre os procedimentos antes de o animal ser levado para a castração. Na entrega, são passadas orientações de cuidados pós-operatório. ??? preciso que o animalzinho tome antibiótico para que não haja infecção, entre outros cuidados?, salientou a veterinária.

Elis destaca ainda que a ação também tem o objetivo de diminuir o número de crias indesejadas. ??Queremos atingir o maior número de animais possíveis e por isso esse trabalho nos bairros mais distantes da cidade é importante?.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro