Chanceler do Togo anuncia reabertura da embaixada no Brasil, fechada desde 1999 - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 19/04/2024
 
20/02/2015 - 15h49m

Chanceler do Togo anuncia reabertura da embaixada no Brasil, fechada desde 1999

Agência Brasil/Danilo Macedo 

Brasília - O ministro dos Negócios Estrangeiros do Togo, Robert Dussey, anunciou nessa sexta-feira (20) que o país reabrirá sua embaixada no Brasil, fechada desde 1999. Dussey se reuniu no início da tarde, no Palácio Itamaraty, com o chanceler brasileiro Mauro Vieira, com quem conversou também sobre programa de cooperação agrícola na área do algodão.

“Temos uma relação bilateral intensa, com órgãos como a Embrapa [Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária]. Buscamos fortalecer essa relação e teremos um embaixador aqui”, disse Dussey.

As trocas comerciais entre Brasil e Togo, que, em 2011, chegaram a cerca de US$ 167 milhões, recuaram nos últimos anos, atingindo US$ 44 milhões no ano passado, mesmo patamar de 2007.

Segundo o chanceler Mauro Vieira, os dois países têm desenvolvido programas de cooperação nas áreas científica, tecnológica, educacional e de agricultura e é grande o potencial de expansão.

“O Brasil tem com Togo uma relação importante, temos uma embaixada residente, o ministro tem discutido comigo a possibilidade de reabertura da embaixada deles aqui e temos uma crescente possibilidade de relações mais profundas, sobretudo com a abertura da linha aérea direta entre nossos países”.

O diplomata togolês é o primeiro chanceler africano recebido na gestão de Vieira como ministro das Relações Exteriores. Dussey chegou nessa quinta-feira (19) ao Brasil para uma visita oficial de dois dias, com compromissos em São Paulo e em Brasília. Após a reunião, foi oferecido um almoço em homenagem ao visitante no Palácio Itamaraty.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro