Chuva e forte vento provocam queda de "bonsai gigante" - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 27/04/2024
 
24/02/2016 - 11h44m

Chuva e forte vento provocam queda de "bonsai gigante"

Agência Hoje 

As fortes chuvas recentes causaram perdas significativas na cidade. Uma delas foi a queda da árvore copaíba que ficava no estacionamento do Centro de Convenções Victor Brecheret, no Parque das Águas.

 

Conhecida como “Bonsai Gigante”, a árvore era um dos cartões-postais da cidade. Poupada quando foi realizada a terraplanagem da área, para construção do Centro de Convenções, a imponente copaíba ganhou destaque e o carinho da população, sendo inclusive tombada pelo município.

 

A copaíba é um exemplar característico da Mata Atlântica, copaifera langsdorfii, conhecida também por pau-d'óleo e produz uma oleoresina muito utilizada na indústria cosmética. São relatadas também propriedades medicinais analgésicas, anti-inflamatórias, antimicrobianas e insetífugas.

 

Segundo a Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente da Prefeitura de Atibaia não há possibilidade de replantio da árvore caída. No caso da árvore de Atibaia, o solo onde estava plantada é pobre e o tronco já havia sofrido danos na base da casca do tronco. Isso contribuiu para a queda, quando foi submetida aos fortes ventos dos últimos dias, pois as raízes estavam frágeis e sem profundidade. Ainda segundo a SUMA, deverá ser plantado um exemplar nativo do bioma cerrado, que suportaria melhor as condições do local.

 

Além da árvore do estacionamento do Centro de Convenções, Atibaia possui outras três copaíbas tombadas:

 

Árvore de Copaíba

 

Localizada à Alameda Lucas Nogueira Garcez, em frente ao Colégio Major Juvenal Alvim

 

Árvore de Copaíba

 

Localizada à Avenida Santana, 133

 

Árvore de Copaíba

 

Localizada à Praça Gardênia, entre as Ruas Primavera e Manacá, Vila Gardênia

 

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro