Chuvas deixam Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, em estado de alerta - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 28/03/2024
 
22/10/2013 - 11h08m

Chuvas deixam Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, em estado de alerta

Agência Brasil 

Rio de Janeiro - O município de Petrópolis, na região serrana do Rio, entrou em estado de alerta na madrugada de hoje (22) por causa da chuva que atinge a cidade. De acordo com o último boletim da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, quatro pessoas ficaram desabrigadas e cinco desalojadas. Elas foram levadas para abrigos da prefeitura. Treze ocorrências de deslizamentos e quedas de árvore foram registradas. Não houve mortes.

Ainda segundo a Defesa Civil de Petrópolis, o período mais crítico foi a partir das 3h45, quando choveu 100 milímetros em menos de 45 minutos em todo o município. Nove sirenes do sistema de alerta e alarme foram acionados nos bairros. Houve inundação nas ruas do Imperador e Coronel Veiga.

Os rios Quitandinha e Piabanha voltaram ao estágio de atenção às 7h15. O Rio Quitandinha chegou a entrar em alerta máximo devido ao risco de transbordamento por volta das 4h. Já o Piabanha estava em alerta, devido a chuvas intensas e à subida do nível do rio acima do normal, desde as 4h20.

Segundo o sistema de alerta de cheias do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), todos os rios e lagoas da região serrana seguem em estágio de atenção, que indica alta probabilidade de chuva moderada nas próximas horas.

O prefeito de Petropólis, Rubens Bomtempo, e o secretário de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Rafael Simão, estão percorrendo os locais atingidos.

No caso de qualquer sinal de instabilidade em casas ou terrenos, a Secretaria de Proteção e Defesa Civil recomenda que os moradores liguem para o telefone 199, solicitando uma vistoria preventiva. A ligação e o serviço são gratuitos.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro