Ciclovia do rio Pinheiros é reaberta; reparos ficarão prontos em 30 dias - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 25/04/2024
 
30/06/2013 - 14h22m

Ciclovia do rio Pinheiros é reaberta; reparos ficarão prontos em 30 dias

Agência Hoje 
Divulgação
Ciclovia do rio Pinheiros foi reaberta neste domingo, dia 30
Ciclovia do rio Pinheiros foi reaberta neste domingo, dia 30

São Paulo (Agência Hoje) - Os 21 quilômetros da ciclovia do rio Pinheiros, que corre paralela à Linha 9-Esmeralda da CPTM, entre as estações Villa Lobos/Jaguaré e Jurubatuba, foi reaberta hoje, 30. Mais de 200 ciclistas esperavam pela liberação e comemoraram com gritos a iniciativa.

Os reparos aos danos causados por vândalos na manifestação do dia 18 de junho ainda não foram totalmente recuperados, mas a diretoria da CPTM decidiu reabri-la em função dos muitos pedidos feitos pelos usuários. As equipes de manutenção da empresa continuarão trabalhando em alguns pontos, para repor lixeiras e bebedouros. 

Em média, 10 mil pessoas utilizam a ciclovia do rio Pinheiros para passear de bicicleta. A maioria é formada por jovens, mas há a presença também de famílias e idosos. Com 21,2 quilômetros de extensão, entre o Parque Villa Lobos, na zona oeste, e a estação Jurubatuba, na zona sul, a ciclovia é considerada um dos pontos mais seguros para os ciclistas. 

CINCO PONTOS DE ACESSO AO LONGO DA CICLOVIA

Desde quando foi entregue ao público, em 2010, quase 1 milhão de usuários já passaram pelos 21,2 quilômetros da ciclovia do rio Pinheiros da CPTM. Além do lazer, muitas pessoas usam no deslocamento diário para o trabalho. O acesso pode ser feito por cinco pontos diferentes, assim distribuídos:

-  Avenida Miguel Yunes, entre as estações Jurubatuba e Autódromo

-  Estação Jurubatuba

-  Passarela da Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia), junto à estação Vila Olímpia

-  Estação Santo Amaro

-  Ponte Cidade Universitária

Importante: o acesso pela Estação Villa Lobos ainda não está pronto

O funcionamento da ciclovia vai das 5h30 às 18h30 e a CPTM disponibilizou seis pontos de apoio, com banheiro, bebedouro e atendimento. Eles ficam na avenida Miguel Yunes e nas estações Santo Amaro, Vila Olímpia, Cidade Jardim, Cidade Universitária e Villa-Lobos-Jaguaré. Há um estacionamento para carros com 49 vagas localizado no acesso da Ciclovia pela Av. Miguel Yunes.

Atualmente, existem 6.418 vagas para os usuários guardarem suas bicicletas. Segundo a CPTM, cerca de 20 mil passageiros já se cadastraram nos 24 bicicletários ao lado das estações. Para fazer o cadastro, é necessário apresentar o RG, levar o próprio cadeado e a própria corrente

A empresa desenvolveu uma forma diferenciada ara garantir a segurança dos ciclistas, através do Sistema de Controle dos Bicicletários (SCB). O cadastro é feito online e uma webcam fotografa a bicicleta e seu dono. Este processo gera um código de barras, colocado na bicicleta com lacre de segurança. A leitura do código permite identificar as informações do usuário, evitando roubos.

 

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro