Ciclovias chegam a 100 quilômetros em São Paulo e já podem receber 500 mil pessoas - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 19/04/2024
 
24/10/2014 - 21h49m

Ciclovias chegam a 100 quilômetros em São Paulo e já podem receber 500 mil pessoas

Agência Hoje 
Fernando Pereira
Fernando Haddad (de capacete amarelo) inaugura novo trecho de ciclovia na Zona Leste
Fernando Haddad (de capacete amarelo) inaugura novo trecho de ciclovia na Zona Leste

São Paulo (Agência Hoje) - Com a inauguração de mais 8,2 quilômetros de faixas exclusivas para bicicletas esta semana, a cidade passou a contar com 100 quilômetros de ciclovias implantadas em 2014. A meta da Prefeitura é  disponibilizar mais 400 quilômetros até dezembro de 2015.

Atualmente, 500 mil ciclistas trafegam pelas ciclovias de São Paulo, principalmente no Jardim Helena, bairro da Zona Leste que detém o maior número de pessoas que andam de bicicleta, de acordo com pesquisa realizada pelo Metrô. A ampliação dos espaços vai permitir aumento do número de usuários para 1,5 milhão.

A entrega de 8,2 quilômetros de vias segregadas para bicicletas no Jardim Helena, faz parte do Projeto SP 400Km. O percurso se soma a um trecho de 3,7 quilômetros, em funcionamento na região desde o último dia 12. O prefeito Fernando Haddad acompanhou a entrega do novo trecho.

"Já temos muitos ciclistas aqui, mas nós podemos ter ainda mais. São Paulo hoje tem aproximadamente 500 mil ciclistas. Seria razoável que tivéssemos 1,5 milhão de ciclistas. O cidadão não precisa andar de bicicleta todos os dias, mas deveria fazer pelo menos um trajeto, em um ou dois dias por semana, para chegar ao trabalho", disse Haddad.

O circuito na área tem hoje 11,9 quilômetros e proporciona ligações do Jardim Helena com São Miguel Paulista, além de integrar-se com a Estação Jardim Helena - Vila Mara da CPTM. Nos trechos das avenidas Oliveira Freire e Dr. José Artur da Nova, a ciclovia foi instalada sobre as calçadas, que foram alargadas para dar mais segurança aos ciclistas e aos pedestres. A obra foi financiada com recursos do Fundo de Desenvolvimento Urbano (Fundurb).

Segundo a pesquisa Origem/Destino do Metrô, realizada em 2007, o Jardim Helena possui o maior número de usuários de bicicleta de São Paulo. A integração intermodal com o sistema metroferroviário é forte característica da região, já que o deslocamento para o trabalho aparece como um dos principais motivos das viagens realizadas.

Apesar de não usar o trem com tanta frequência, a artesã e líder comunitária Andreia dos Santos Ribeiro, 48, realiza inúmeros percursos no bairro de bicicleta. "Vou até o posto de saúde, levo meus filhos na escola, vou à padaria e ao açougue, tudo de bicicleta. Trazer a ciclovia para o bairro foi uma ótima medida", disse ela.

Mais 400 Quilômetros

A Prefeitura de São Paulo vai implementar 400 quilômetros de ciclovias até o final de 2015. Esta é a Meta 97, do Programa de Metas. O projeto de ciclovias está articulado com a estrutura de transporte público da cidade e se soma aos 63 quilômetros de ciclovias que já existiam na cidade desde a gestão passada. A extensão pretendida se somará ainda aos 150 quilômetros de ciclovias previstas para serem implantadas junto aos futuros corredores de ônibus.

"A cidade de São Paulo já tem 163 quilômetros de ciclovias, que estão dentro de um programa também de instalação de paraciclos pela cidade. Estamos licitando 8.000 deles e alguns já estão sendo instalados. Já estamos observando que vários comerciantes e órgãos públicos estão instalando paraciclos na cidade", afirmou o secretário Jilmar Tatto, de Transportes. Segundo o secretário, 18 novos bicicletários serão instalados em terminais de ônibus da SPTrans.

Os novos percursos deverão ser espalhados pela capital conectados com outros modais de transporte, como terminais de ônibus, equipamentos públicos, escolas, praças, parques e locais de trabalho. Nos projetos concebidos pela área de planejamento cicloviário da CET, o custo por quilômetro está estimado em R$ 200 mil. No total, o investimento será por volta de R$ 80 milhões.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro