Cientistas belga e britânico são os novos vencedores do Prêmio Nobel de Física - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 28/03/2024
 
08/10/2013 - 08h33m

Cientistas belga e britânico são os novos vencedores do Prêmio Nobel de Física

Agência Brasil/Renata Giraldi 

Brasília – Os cientistas François Englert, belga, de 81 anos, e Peter W. Higgs, britânico, de 84, são os vencedores do Prêmio Nobel de Física 2013. A Real Academia Sueca de Ciências divulgou hoje (8) os nomes dos premiados. Eles foram escolhidos pelo desenvolvimento de pesquisas sobre a teoria que explica como as partículas adquirem massa.

A teoria premiada é parte central do Modelo Padrão da Física de Partículas, que descreve como o mundo é construído. De acordo com o Modelo Padrão, tudo, desde flores, pessoas e até estrelas e planetas, é composto pelo que podem ser considerados blocos de construção: partículas de matéria. As partículas são comandadas por forças mediadas por partículas de força, que se certificam de que tudo funciona como deveria.

Em 1964, Englert e Higgs propuseram a teoria de forma independente. Em 2012, as pesquisas dos cientistas foram confirmadas a partir da descoberta de uma chamada partícula identificada por Higgs em pesquisas em Genebra, na Suíça.

O Modelo Padrão de Física também repousa sobre a existência de um tipo especial de partícula: a Higgs. A partícula se origina de um campo invisível que preenche todo o espaço. Mesmo quando o universo parece vazio, o campo está presente. Sem a partícula Higgs, não há existência, pois é a partir do contato com o campo que as partículas adquirem massa . A teoria proposta por Englert e Higgs descreve esse processo.

Amanhã (9) será divulgado o nome do Prêmio Nobel de Química. Na sexta-feira, será a vez do Prêmio Nobel da Paz, e na segunda-feira (14), de Economia. A data da divulgação do Prêmio Nobel de Literatura ainda não foi divulgada, de acordo com o calendário oficial divulgado pela organização.

O total de prêmios em dinheiro, em 2012, foi 8 milhões de coroas suecas (cerca de 930 mil euros). Os escolhidos receberão os prêmios em dezembro, em cerimônias em Estocolmo e em Oslo no dia 10, aniversário da morte do fundador, Alfred Nobel, em 1896.

Os prêmios Nobel passaram a ocorrer a partir da disposição do químico, engenheiro e industrial sueco (1833-1896) de doar seus bens para o reconhecimento de personalidades que prestassem serviços à humanidade. Alfred Nobel foi o inventor da dinamite.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro