Colesterol: médico cardiologista explica como manter equilíbrio - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 25/04/2024
 
12/08/2015 - 13h06m

Colesterol: médico cardiologista explica como manter equilíbrio

Portal EBC 
Reprodução
Para evitar o colesterol ruim, é preciso evitar frituras, gorduras transgênicas, salgadinhos e manteiga
Para evitar o colesterol ruim, é preciso evitar frituras, gorduras transgênicas, salgadinhos e manteiga

Brasília - O programa Revista Brasília desta semana falou sobre o colesterol. Sábado passado, (8) foi lembrado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol.

Sobre o assunto, conversamos com o cardiologista Roberto Cândia. Ele diz que o colesterol é um componente do nosso organismo extremamente importante, produzido pelo próprio organismo, e utilizado para produção de hormônios, da vitamina D e de alguns componentes da célula. O problema é quando esse colesterol está em excesso.

O cardiologista explica a diferença do LDL e HDL: "o colesterol LDL se deposita nas paredes das artérias, do coração e das artérias do cérebro podendo levar ao entupimento delas, enquanto o HDL vai limpando o excesso, levando para o fígado para depois ser eliminado do organismo. Esse HDL pode ser alto, mas o LDL tem que ser baixo", esclareceu.

Ele explica que quando você começa apresentar sobrepeso, você pode ter não só a gordura (que também é prejudicial), mas possivelmente está com os níveis de colesterol ruim e os níveis de glicose alterados, e possivelmente se tornar hipertenso.

Para evitar o colesterol ruim, é preciso evitar os alimentos fritos, as gorduras transgênicas, salgadinhos prontos, manteiga, e utilizar Ômega 3. Para aumentar o HDL, a melhor ferramenta é fazer atividade física.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro