Coleta dos dados do Censo Escolar 2016 começa em 25 de maio - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 28/03/2024
 
10/03/2016 - 13h18m

Coleta dos dados do Censo Escolar 2016 começa em 25 de maio

Agência Brasil/Mariana Tokarnia  
Agência Brasil/Marcello Casal Jr
Censo Escolar é um levantamento de dados nacionais, realizado todos os anos e coordenado pelo Inep
Censo Escolar é um levantamento de dados nacionais, realizado todos os anos e coordenado pelo Inep

Brasília - Escolas poderão enviar, pelo Sistema Educacenso na internet, os dados para o Censo Escolar da Educação Básica de 2016, a partir de 25 de maio e até 29 de julho. O cronograma do Censo deste ano foi divulgado no Diário Oficial da União, e o resultado final será anunciado no dia 31 de janeiro de 2017.

O Censo Escolar é um levantamento de dados nacionais, realizado todos os anos e coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

O preenchimento das informações é de responsabilidade dos diretores e dirigentes das escolas. A partir das informações coletadas pelo Censo é possível formular, implementar, monitorar e avaliar políticas públicas. Além de elaborar análises e estudos sobre as características da educação básica pública e particular no Brasil.

De acordo com o cronograma, os dados preliminares serão enviados pelo Inep para a publicação no Diário Oficial da União no dia 31 de agosto. A partir da publicação, as escolas terão 30 dias para fazer, também pela internet, a conferência dos dados e, se necessário, correções. Os dados finais serão enviados para a publicação no Diário Oficial no dia 12 de dezembro. Os resultados finais serão divulgados no dia 31 de janeiro de 2017.

No ano que vem, começa uma segunda etapa, na qual as escolas informam se os alunos foram aprovados ou reprovados e se deixaram a escola. O prazo para que isso seja feito é de 1º de fevereiro a 17 de março de 2017. A divulgação será no dia 12 de maio do ano que vem.

Censo 2015

Antes da coleta do novo Censo, os diretores devem informar até o dia 1º de abril a situação dos alunos matriculados no ano passado. Devem informar pelo Sistema Educacenso se os alunos foram aprovados ou reprovados e se deixaram a escola por algum motivo. Os dados estarão disponíveis para conferência dos gestores estaduais e municipais de educação em 15 de abril, na internet. As escolas terão 15 dias para conferir ou corrigir as informações, caso seja necessário.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro