Colômbia anuncia que vai prorrogar cessar-fogo com as Farc até dezembro de 2016 - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 24/04/2024
 
14/10/2016 - 10h26m

Colômbia anuncia que vai prorrogar cessar-fogo com as Farc até dezembro de 2016

Agência Brasil/Agência Ansa 

Bogotá - O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, anunciou que prorrogará o cessar-fogo com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) até o fim do ano, decisão que visa a promover esforços para salvar o acordo de paz rejeitado em referendo pela população. AQ informação foi dada por Santos em pronunciamento na televisão, logo após um encontro com estudantes que fizeram uma manifestação para pedir que o acordo de paz entre em vigor. A informação é da Agência Ansa.

As negociações de paz com as Farc foram iniciadas há quatro anos pelo governo colombiano e ocorreram em Cuba. As duas partes chegaram a um consenso, mas Santos quis submeter o acordo à avaliação popular para ter legitimidade. Nas urnas, por estreita margem de votos, o "não" venceu. O ex-presidente Álvaro Uribe, que é contrário ao acordo, fez forte oposição para que o texto não fosse aprovado em referendo.

Agora, Santos tenta convencer os opositores a aceitar o acordo e seguir adiante. O cessar-fogo vai vigorar até 31 de dezembro de 2016, mas o presidente espera que o acordo de paz entre em vigor antes.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro