Com 430 usinas operando em 30 países a energia nuclear não é um bicho raro - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 29/03/2024
 
11/06/2015 - 17h39m

Com 430 usinas operando em 30 países a energia nuclear não é um bicho raro

Agência Brasil/Alana Gandra 

Rio de Janeiro - Com 430 usinas operando em 30 países, que em conjunto geram 13% da energia consumida no mundo, a energia nuclear “não é um bicho raro”, disse nesta quinta-feira (11) à Agência Brasil o diretor de Planejamento, Gestão e Meio Ambiente da Eletronuclear, Leonam dos Santos Guimarães. “Nós estamos falando de um setor industrial que tem dado contribuição importante para a geração de energia”, resssaltou ele, adiantando que dará palestra na Conferência sobre Tecnologia de Equipamentos (Coteq), em Pernambuco, no próximo dia 15, sobre desmistificação e desenvolvimento da energia nuclear.

O seminário envolverá os principais segmentos da indústria pesada do país, como petroquímico, óleo e gás, energia, siderurgia, ferroviário. “É o reconhecimento do setor nuclear como ator importante dentro desse contexto da indústria pesada”, avaliou Guimarães.

Para ele, a necessidade de mais uso da energia nuclear na matriz energética deriva, em grande parte, dos problemas envolvidos na redução da emissão de gases de efeito estufa. Isso “porque a geração nuclear é a única forma de energia de base que não emite gases de efeito estufa”, segundo ele. Guimarães esclareceu que energia de base é a energia despachada, disponível “todo ano, o ano todo. Então, o papel que ela já desempenha precisará se expandir, se realmente a humanidade tomar ações concretas para reduzir, de modo eficaz, a geração de gases de efeito estufa”.

No Brasil, o problema existe, mas não é grave, porque a matriz de geração elétrica é a mais limpa do mundo, devido à grande contribuição da geração hidrelétrica. Ponderou, porém, que os fenômenos climáticos observados nos últimos tempos demonstram que essa contribuição tende a diminuir no longo prazo, porque já não há condições de se construir grandes usinas hidrelétricas com reservatórios. “As novas hidrelétricas são praticamente a fio d'água e, portanto, muito sensíveis a esse tipo de mudança climática”, explicou.

Leonam Guimarães afiançou que a geração hidrelétrica vai continuar sendo a protagonista do setor elétrico nacional ao longo do século 21, mas sua participação relativa deverá cair. Essa redução terá de ser compensada pelo aumento da geração elétrica de base, que destaca a geração nuclear, e das energias renováveis, em especial a energia eólica (dos ventos).

O crescimento da geração elétrica nuclear no mundo é capitaneado pelos principais países em desenvolvimento, liderados pela China e Índia, que “estão em situação bastante similar à do Brasil”. “Os cinco Brics têm energia nuclear em sua matriz, e estão expandindo a geração elétrica nuclear”. Dos cinco integrantes do grupo (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), China, Rússia e Índia apresentam expansão acelerada da energia nuclear, enquanto Brasil e África do Sul têm expansão planejada, mas ainda não acelerada. “É difícil imaginar um cenário em que a geração nuclear não se expanda e seja um cenário de prosperidade para os países em desenvolvimento”, manifestou o diretor da Eletronuclear.

Os países desenvolvidos não têm necessidade de expansão, porque já atingiram níveis de consumo per capita (por habitante) de eletricidade elevados. O problema desses países é a manutenção de sua capacidade de geração, minimizando gases de efeito estufa. Aí, a geração nuclear aparece com um importante papel a desempenhar – defendeu.

O consumo per capita de energia elétrica no Brasil é em torno de 2,5 mil quilowatts-hora (kWh) por habitante/ano. Em Portugal, o consumo por pessoa soma 5 mil kWh, na Espanha são 7 mil, atingindo quase 9 mil na Alemanha e cerca de 10 mil nos Estados Unidos. Na Índia e na China, o consumo por habitante é inferior ao do Brasil.

Em termos de geração nuclear, a participação na matriz energética é em torno de 3% no Brasil. Na China e na Índia, apesar de estarem construindo um grande parque nuclear, a contribuição é menor que a brasileira. Na Espanha, a participação da energia nuclear na matriz totaliza 25% e nos Estados Unidos e Alemanha cerca de 20%, cada.

Atualmente, das 70 usinas nucleares em construção no mundo, 27 estão na China, nove na Rússia, sete na Índia e uma no Brasil – a Usina Nuclear Angra 3.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro