Com 99% da apuração, sai lista de votos dos conselheiros de bairros - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 23/04/2024
 
09/12/2013 - 08h55m

Com 99% da apuração, sai lista de votos dos conselheiros de bairros

Agência Hoje 
Cesar Ogata
Moradores dos bairros escolhem representantes para defender políticas públicas nas subprefeituras
Moradores dos bairros escolhem representantes para defender políticas públicas nas subprefeituras
  • Moradores votam para eleger conselheiros que defenderão bairros nas subprefeituras de São Paulo

São Paulo (Agência Hoje//Atualização) - A Prefeitura de São Paulo divulgou na noite desta segunda-feira, 9, a lista parcial da votação dos 1.125 conselheiros escolhidos para avaliar e propor políticas públicas de interesse dos moradores de cada um dos distritos da cidade. As eleições envolveram as 32 subprefeituras da capital.

Veja AQUI a lista parcial de votos dos representantes

As eleições para o Conselho Participativo foram realizadas nas regiões das 32 subprefeituras da cidade. Serão escolhidos 1.125 conselheiros da sociedade civil. Até o momento, 99,02% das urnas foram apuradas.

A divulgação dos eleitos será feita pela Secretaria de Relações Governamentais. Dos 2,8 mil candidatos inscritos, 1.125 serão escolhidos como conselheiros. Na média, será eleito um representante para cada 10 mil habitantes da cidade, divididos proporcionalmente em cada região.

ELEIÇÕES DEFINEM 1.125 CONSELHEIROS PARA SUBPREFEITURAS

São Paulo (Agência Hoje/Atualização) - A Prefeitura de São Paulo pretende divulgar ainda nesta segunda-feira, 9, o resultado das eleições para eleger 1.125 conselheiros que irão compor o Conselho Participativo das 32 subprefeituras da cidade. A tarefa dos escolhidos é avaliar e propor políticas públicas de interesse de cada distrito.

A eleição foi iniciada às 9h deste domingo, 8, e seguiu até as 17h em Centros Educacionais Unificados (CEUs) e escolas da rede municipal. A apuração dos votos já foi iniciada e os nomes dos conselheiros eleitos devem ser divulgados ainda hoje.

Dos 2,8 mil candidatos inscritos, 1.125 serão escolhidos como conselheiros. Na média, será eleito um representante para cada 10 mil habitantes, divididos proporcionalmente em cada região.

O inspetor escolar Luiz Carlos dos Santos, de 48 anos, foi um dos paulistanos que saiu de sua casa neste domingo para votar na EMEF Theo Dutra, na Zona Norte da cidade. Morador da Brasilândia há mais de 45 anos, Santos afirma que o seu envolvimento com educação foi o que o levou a buscar candidatos que defendessem a causa. "Os conselheiros eleitos serão extremamente importantes para a comunidade, pois são os que conhecem, de fato, as nossas carências", disse.

"Trata-se de uma voz a mais. Uma voz que está mais perto do povo. Serão representantes que estarão intermediando e levando os problemas que enfrentamos no nosso dia a dia diretamente à Prefeitura", completou Elza de Souza, de 38 anos, que foi à escola votar junto a sua filha e seu marido.

"Os conselheiros terão uma voz importante. Se muitos deles já brigam pelas necessidades da comunidade sem estarem, de fato, ligados a um órgão da Prefeitura, imagine só o que não farão depois de eleitos", afirmou a eleitora Rosimeri de Almeida, de 48.

Profissional autônoma e envolvida com iniciativas de voluntariado na região, Rosimeri tem a esperança de que o bairro melhore com a atuação do Conselho e reitera o seu papel de cidadã. "Se nós não lutarmos por nossas demandas, ninguém fará isso por nós. Precisamos nos envolver também. Temos um papel muito importante enquanto eleitores", afirmou.

Para a eleitora Ketelin Benedito, de 22 anos, tão importante quanto a oportunidade de ser ouvida, é também a forma como a administração pública tem encarado as necessidades do município. "A criação de um Conselho Participativo nos mostra que o governo está nos levando a sério, querendo ouvir, de fato, o que a população quer e precisa."

Figura atuante no bairro, o pastor João Batista Lima, de 62, resolveu se candidatar a conselheiro com a esperança de ajudar a comunidade na qual vive há mais de 50 anos. Na sua opinião, o hospital na região, promessa do prefeito Fernando Haddad, deve ser encarado como prioridade número zero dos conselheiros da região.

"Precisamos agir de modo que consigamos agilizar a construção do Hospital da Brasilândia", afirmou o pastor. O equipamento deve ser licitado ainda no primeiro semestre de 2014, segundo o prefeito.

Representantes

O Conselho Participativo Municipal é formado exclusivamente por representantes da sociedade civil eleitos pelos moradores de cada distrito da cidade de São Paulo. O número de conselheiros varia de acordo com a distribuição da população das subprefeituras e seus distritos. Cada conselho local terá, no mínimo, 19 representantes e, no máximo, 51 representantes.

O tempo de mandato será de 2 anos a partir do primeiro dia útil após a cerimônia de posse, que está prevista para o dia 25 de janeiro do próximo ano. Os conselheiros serão responsáveis por exercer o controle social e serão consultados no planejamento e fiscalização das ações e gastos públicos nas regiões, oferecendo sugestões de ações e políticas públicas nos territórios.

Por se tratar de um colegiado independente, os eleitos terão autonomia para acessar informações públicas, sugerir medidas e contestar atos do poder público nas regiões para as quais forem escolhidos pela população local.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro