Com queda na demanda, investimento industrial prioriza competitividade, diz pesquisa - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 19/04/2024
 
22/01/2015 - 17h24m

Com queda na demanda, investimento industrial prioriza competitividade, diz pesquisa

Agência Brasil/Mariana Branco  

Brasília - A retração da demanda por produtos está contribuindo para que o investimento industrial fique mais focado na melhoria do processo produtivo do que no aumento da capacidade de produção. Os dados estão numa pesquisa divulgada nesta quinta-feira (22) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Entre os empresários ouvidos para o estudo, 36,1% pretendem investir em 2015 para melhorar o processo de fabricação atual e 25,1%, para aumentar a capacidade. No ano passado, 32,1% queriam investir para melhoria do processo e 29,6%, para aumento da capacidade de fabricação. Nos últimos quatro anos, cresceu 10,4 pontos percentuais a participação dos investimentos cujo objetivo é melhorar o processo produtivo – ou seja, a redução de custos e aumento da competitividade.

O gerente de Políticas Econômicas da CNI, Flávio Castelo Banco, explica que o aumento da capacidade de produção não está sendo prioridade, porque os empresários acreditam em menos consumo. “Quando olhamos para os dados mensais, vemos que a [utilização da] capacidade instalada tem estado abaixo do usual. Quando há ociosidade, é um desestímulo para o investimento”. A maioria dos empresários acha a capacidade atual suficiente para suprir a demanda.

O estudo da CNI mostrou que, para 87,2% das empresas industriais, a capacidade produtiva instalada está adequada ou mais do que adequada para atender à demanda de 2015. Segundo Castelo Branco, “as dificuldades da economia se intensificaram, e o desempenho da indústria, em 2014, com certeza vai ser negativo”. Para 2015, ele destacou que a CNI pode rever, no fim de fevereiro, a previsão atual de crescimento de 1% do PIB da indústria.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro