Com volta de Natália e Fabíola, Brasil busca 18º título sul-americano - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 25/04/2024
 
12/09/2013 - 09h37m

Com volta de Natália e Fabíola, Brasil busca 18º título sul-americano

Vicente Condorelli 
CBV/Divulgação
Natália está motivada para a disputa do Sul-Americano
Natália está motivada para a disputa do Sul-Americano

Campinas – A seleção brasileira feminina de vôlei tem dois reforços de peso para manter a hegemonia na América do Sul. A levantadora Fabíola e a ponteira Natália, que não participaram da fase final da conquista do nono título do Grand Prix, foram convocadas pelo treinador José Roberto Guimarães na última semana e já estão integradas ao grupo verde e amarelo que se prepara, em Campinas (SP), para a disputa do Campeonato Sul-Americano, de 18 a 22 de setembro, em Ica, no Peru.

A competição sul-americana será classificatória para a Copa dos Campeões, que acontecerá em novembro deste ano, e para o Campeonato Mundial de 2014. Apenas a seleção campeã garantirá vaga em ambas as competições. O Brasil estreará às 17h (horário de Brasília) da próxima QUARTA-FEIRA (18.09) contra o Chile.

O treinador José Roberto Guimarães fez questão de ressaltar a importância da competição sul-americana.

“Vamos precisar de uma grande concentração neste Sul-Americano porque vale uma vaga no Campeonato Mundial e a hegemonia na América do Sul. Teremos a nossa força máxima porque é extremamente importante trazer esse título para o Brasil”, disse o treinador.

O técnico brasileiro ainda fez uma análise dos adversários do Brasil na competição continental.

“Teoricamente, os adversários são mais fracos, mas a Argentina melhorou e deu trabalho para algumas seleções no Grand Prix. O Peru jogando em casa é sempre um time perigoso. A Colômbia também cresceu nesse período e tem um técnico brasileiro. Qualquer descuido pode ser fatal”, garantiu José Roberto Guimarães, que ainda comentou sobre o retorno de Fabíola e Natália.

“É muito importante contar com a Natália. Ela está voltando à sua melhor forma e no dia 18 estreará no Sul-Americano. Já a Fabíola pediu para ficar fora de uma parte do Grand Prix por problemas particulares que ela enfrentou. Felizmente, ela está de volta. É uma jogadora que sempre nos ajudou. É muito bom contar com uma atleta do nível da Fabíola”, disse.

Retorno

A ponteira Natália não disputa uma partida oficial desde a conquista do Sul-Americano de Clubes pela Unilever em Maio. A jogadora garante que a motivação para voltar a defender as cores do Brasil é muito grande.

“Estou quase há quatro meses sem jogar uma partida oficial. Estive tranquila nesse período e tentei zerar todos os meus problemas físicos. Também foi bom para a readaptação. Volto em um momento importante, com a disputa do Sul-Americano e estou muito motivada”, afirmou a ponteira.

A levantadora Fabíola garante que os problemas ficaram para trás. O momento é de foco total na preparação para a competição sul-americana.

“Precisei de um período para resolver alguns problemas pessoais, mas estou de volta. Temos que ter um cuidado grande para o Sul-Americano. Estamos treinando forte porque é uma competição importante. A concentração será fundamental. É um campeonato classificatório para o Mundial e teremos que estar 100%”, finalizou a levantadora.

Esta será a 30ª edição da competição sul-americana. O último foi realizado em 2011, em Lima, no Peru, e o Brasil se sagrou campeão. A seleção verde e amarela acumula 28 participações e já conquistou a medalha de ouro 17 vezes, além de ter ficado com a prata em outras 11 ocasiões. O Brasil só não disputou a competição em 1964.

JOGOS DO BRASIL NO SUL-AMERICANO

18/09 – Brasil x Chile às 17h

19/09 – Brasil x Colômbia às 19h

20/09 – Brasil x Argentina às 19h

21/09 – Brasil x Venezuela às 18h

22/09 – Brasil x Peru às 19h

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro