São Paulo, SP, 16/12/2019
 
19/08/2016 - 10h32m

Começa a circular na Colômbia cédula feita em homenagem a Gabriel García Márquez

Agência Brasil/Agência Ansa/Oscar Escamilla 

Bogotá - A partir desta sexta-feira (19) a imagem do Nobel de Literatura Gabriel García Márquez estará nas novas notas de 50 mil pesos colombianos.

De um lado, a cédula terá o desenho de corpo inteiro do criador do fantástico mundo de Macondo (cidade fictícia de um romance do autor), onde o escritor estará vestindo o lique-lique (roupa típica da Colômbia) usado por ele para receber seu Prêmio Nobel em 1982. Além disso, a mão esquerda do escitor estará levantada e dela aparecerão mariposas. O desenho se parece bastante com a descrição dada no clássico Cem Anos de Solidão.

Já no outro lado da nota, aparecerá a imagem da Cidade Perdida, núcleo da cultura indígena Tayrona, que habita a Serra Nevada de Santa Marta, no Norte da Colômbia.

A cédula de 50 mil pesos colombianos (que equivale a R$ 55,90) é a terceira que o Banco de la República (o Banco Central do país) lança de sua "nova família" de notas, com desenhos de dois ex-presidentes colombianos já falecidos, de uma antropóloga, de um poeta, de uma pintora e agora do escritor de Amor nos Tempos do Cólera.

Hoje São Paulo

© 2012 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro