Comércio varejista tem queda de 0,1% no volume de vendas em fevereiro, segundo IBGE - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 28/03/2024
 
14/04/2015 - 11h57m

Comércio varejista tem queda de 0,1% no volume de vendas em fevereiro, segundo IBGE

Agência Brasil/Vitor Abdala 
Reprodução
Cinco das oito atividades varejistas pesquisadas pelo IBGE tiveram queda nas vendas de janeiro para fevereiro
Cinco das oito atividades varejistas pesquisadas pelo IBGE tiveram queda nas vendas de janeiro para fevereiro

Rio de Janeiro - O volume de vendas do comércio varejista caiu 0,1% de janeiro para fevereiro deste ano. A receita nominal teve crescimento de 0,7% no período. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta terça-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Cinco das oito atividades varejistas pesquisadas pelo IBGE tiveram queda no volume de vendas de janeiro para fevereiro, sendo a maior delas observada no setor de combustíveis e lubrificantes: -5,3%.

Outros setores com queda foram os de móveis e eletrodomésticos (-1,3%), equipamento e material para escritório, informática e comunicação (-1,3%), tecidos, vestuário e calçados (-0,7%) e hiper e supermercados (-0,2%).

Três setores tiveram crescimento no volume de vendas: outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,8%), livros, jornais, revistas e papelaria (1%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,8%).

Considerando-se o varejo ampliado, que inclui ainda os segmentos de materiais de construção e de veículos, a queda no volume de vendas foi ainda mais acentuada no período: recuo de 1,1%. Os veículos, motos, partes e peças tiveram redução de 3,5%, enquanto os materiais de construção recuaram 0,7%.

O volume de vendas do comércio varejista teve quedas de 3,1% na comparação com fevereiro do ano passado e de 1,2% no acumulado do ano. Em 12 meses, entretanto, o comércio acumula alta de 0,9%.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro