Comissão discutirá greves na construção da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 24/04/2024
 
13/05/2012 - 16h41m

Comissão discutirá greves na construção da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará

Folhapress 

BRASÍLIA, DF (Folhapress) - A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara vai realizar audiência pública para discutir paralisações constantes dos trabalhadores da construção da hidrelétrica de Belo Monte. A iniciativa do debate, ainda sem data marcada, é do deputado Sabino Castelo Branco (PTB-AM). As informações são da Agência Câmara.

Castelo Branco afirma que a construção da hidrelétrica no rio Xingu, no Pará, é fundamental para o desenvolvimento do Brasil. Sua totalidade instalada será de 11.233,1 MW, o que representa uma adição de 4.571 MW/médios de energia, suficiente para abastecer 40% do consumo residencial de todo o país.

`Belo Monte oferece a alternativa de geração de energia elétrica mais econômica em comparação com qualquer outra fonte energética disponível no país. Considerando a energia solar, o custo alcançaria mais de seis vezes o valor contratado", afirma a Norte Energia S.A.

Paralisações

`É preocupante a instabilidade trabalhista no canteiro de obras da Belo Monte. Desde a instalação dos trabalhos, três movimentos de paralisação interromperam as atividades com grandes prejuízos, podendo alterar danosamente o calendário das construções", acrescenta Castelo Branco. Segundo o deputado, é necessário que os responsáveis pelas obras e representantes dos trabalhadores expliquem na comissão as razões que têm gerado as greves. Ele afirma que é crucial identificar e eliminar as causas da insatisfação.

Serão convidados para o debate: o diretor de Relações Institucionais, João dos Reis Pimentel; o diretor de Construção, Antônio Kelson Elias Filho; o diretor de Gestão Alexandre Ramos Peixoto; e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Usina de Belo Monte, Giovane Resende.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro