Comissão do MEC avalia instalação de faculdade de medicina - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 26/04/2024
 
25/03/2014 - 08h53m

Comissão do MEC avalia instalação de faculdade de medicina

Agência Hoje 

Piracicaba (Agência Hoje) - Médicos que compõem a comissão de avaliadores do Ministério da Educação estão analisando as condições da estrutura de saúde em Piracicaba para decidir se a cidade poderá receber um curso de medicina. O trabalho faz parte da terceira etapa do processo de seleção de municípios brasileiros interessados.

Em São Paulo, 17 municípios foram pré-selecionados pelo MEC para implantar uma faculdade de medicina em condições de atender a população da cidade e da região. No Brasil, são 49 municípios de 15 Estados. Os avaliadores que fazem o trabalho de levantamento de dados em Piracicaba são médicos e professores de universidades federais em Minas, Ceará e Pará.

O objetivo é conhecer os serviços de saúde existentes no município – como hospitais, unidades de saúde da Atenção Básica e UPAs – para verificar se as condições de oferta possibilitam a autorização de um novo curso de medicina. Os avaliadores irão analisar também o projeto de melhorias apresentado pelo município na época do credenciamento, além de se reunir com o Conselho Municipal de Saúde, o prefeito Gabriel Ferrato e o secretário municipal de Saúde, Pedro Mello.

Após a visita, a comissão irá preparar um relatório, que será apresentado ao MEC. A seleção das instituições de educação superior para oferta de cursos de graduação em medicina será disciplinada em edital específico, a ser publicado pelo Ministério após a divulgação do resultado final do edital de pré-seleção de municípios.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro