Comissão do Senado aprova proibição de bloqueio de celular por parte da operadora - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 16/04/2024
 
17/11/2015 - 14h27m

Comissão do Senado aprova proibição de bloqueio de celular por parte da operadora

Agência Brasil 
Reprodução
Bloqueio de celular  vem deixando de ser praticado pelas operadoras por conta dos avanços tecnológicos
Bloqueio de celular vem deixando de ser praticado pelas operadoras por conta dos avanços tecnológicos

Brasília - A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado aprovou nesta terça-feira (17) um substitutivo do senador José Medeiros (PPS-MT) proibindo o bloqueio, por parte das operadoras de telefone celular, dos aparelhos que vendem para uso de chips de concorrentes.

De acordo com o relator, o bloqueio de celular vem deixando de ser praticado pelas operadoras por conta dos avanços tecnológicos na telefonia celular, especialmente a partir do lançamento de aparelhos capazes de operar simultaneamente com mais de um chip e com mecanismos de desbloqueio.

José Medeiros considerou necessário incluir na legislação norma proibindo a prática, de modo a garantir o direito de escolha do usuário e evitar que ainda sejam vendidos terminais passíveis de bloqueio.

No substitutivo, o relator aproveitou partes dos projetos PLC 123/2011, do deputado Arnon Bezerra (PTB-CE), e PLS 559/2011, do ex-senador Gim (PTB-DF). Ambos tratam do assunto e, por isso, tramitam em conjunto.

* Com informações da Agência Senado.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro