Como acertar na hora de fazer compras internacionais online - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 29/03/2024
 
28/03/2014 - 20h09m

Como acertar na hora de fazer compras internacionais online

Agência Hoje/Juliana Lopes* 
Reprodução
Encomendas precisam estar bem embaladas e com endereço correto
Encomendas precisam estar bem embaladas e com endereço correto

São Paulo (Agência Hoje) - Comprar em sites internacionais parece complicado e requer muita atenção, mas abre um leque infinito de possibilidades. Com a internet temos acesso a informação, tendências de outros países, produtos mais diversificados e preços mais baixos – desde que se saiba onde procurar.

COMPRANDO ROUPAS E SAPATOS

Uma das coisas mais importantes antes de começar a fazer compras online internacionais é tirar suas medidas. Para roupas, as medidas principais são circunferência do tórax, cintura e quadril. Se for comprar sapatos, o ideal é desenhar o contorno do pé sobre uma folha de papel e medir o comprimento. As tabelas de conversão de tamanho disponibilizadas em vários sites ajudam, mas nem sempre são totalmente confiáveis.

LOJAS ONLINE

Existem dois principais tipos de loja online: o e-commerce de marcas já estabelecidas, com produções próprias ou multimarcas; e os sites que agregam diversas pequenas lojas, administradas por empresas e pessoas diferentes, em países diferentes, oferecendo uma variedade e volume de produtos muito maior. A exemplo disso temos o gigante internacional eBay, AliExpress para o atacado e Etsy para produtos vintage e feitos à mão.

Certas lojas oferecem frete gratuito, outras têm um frete fixo, que permanece o mesmo para todas as compras. Algumas cobram por peso, quantidade ou volume da encomenda. É importante também a escolha do método de envio: os mais baratos tendem a ser mais demorados, levando de 2 a 4 meses para chegar ao destino. Mesmo os métodos mais caros e rápidos podem acabar ficando presos na alfândega e demorar mais do que o previsto.

Alguns serviços extras valem a pena. Um exemplo é o número de rastreio, que permite ao comprador saber onde e em que fase do processamento o pacote está, através do site dos Correios. Certos couriers, no entanto, podem realizar serviços não solicitados para agilizar o desembaraço na alfândega - o que em alguns casos acaba saindo, literalmente, mais caro do que a encomenda.

PAGAMENTO, TAXAS E IMPOSTOS

É importante ficar atento às taxas. Algumas lojas cobram esses valores preventivamente, antes do envio do pacote. A maioria dos vendedores não cobra nada, mas as encomendas ainda correm o risco de serem taxadas ao chegar no Brasil. Em geral, pacotes com valor abaixo de 50 dólares (incluindo o frete) enviados de pessoa física para pessoa física não são taxados. Outros pacotes podem receber taxas de mais de 60% do valor total.

O método de pagamento também depende do vendedor. Em geral é necessário ter um cartão de crédito internacional e, em algumas situações, uma “carteira digital”, ou seja, um site que faz a ponte entre o consumidor e a loja, oferecendo proteção e privacidade de dados aos dois. Como último recurso, contratar um shopping service, ou “serviço de compras”, pode facilitar a transação e servir como tradutor e controle de qualidade.

Proteção ao consumidor é um assunto especialmente importante nas compras online. O comprador deve ler atentamente a descrição de cada produto, os termos de compra e devolução e os prazos de processamento e entrega. Na maioria das vezes, as lojas garantem reembolso total ou parcial no caso de não entrega, defeito ou descrição incondizente com a mercadoria recebida.

O ideal é pesquisar, antes de fazer qualquer compra online, avaliações feitas por outros compradores, tanto em relação à loja quanto ao produto em si – as chamadas reviews. Elas podem esclarecer dúvidas quanto às características do item, se a encomenda é entregue dentro do prazo, se o vendedor é confiável, e oferecem a perspectiva de uma pessoa comum sobre o quão satisfatória foi a compra.

Encontre produtos nos sites:

www.ebay.com

www.aliexpress.com

www.etsy.com

*Juliana Lopes é autora do blog de moda alternativa Snow Rose

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro