Condephaat promove valorização cultural no estado de São Paulo - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 19/04/2024
 
02/10/2014 - 17h18m

Condephaat promove valorização cultural no estado de São Paulo

Agência Hoje 
Reprodução
Condephaat cria programa de valorização cultural para São Paulo.
Condephaat cria programa de valorização cultural para São Paulo.

São Paulo (Agência Hoje / Fernanda Godinho) - O Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico, e Turístico do Estado de São Paulo) aprovou a criação de um programa que valoriza a cultura paulista. O “Sítio de Interesse Cultural” cria um modo de reconhecimento e preservação dos bens culturais da cidade que vai além do tombamento e do registro imaterial.

Um bem pode ser tombado, ter o reconhecimento e ser patrimônio imaterial, sendo possível a existência de um sem o outro. O Sítio de Interesse Cultural reconhece o lugar por algo que ele faz ou já fez, criando a possibilidade de se articular com a prática.

O projeto foi elaborado por técnicos da UPPH (Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico) e aprovado pelo conselheiro Heitor Frugóli Junior, que afirma que o instrumento representa um avanço na preservação de lugares urbanos que trazem sociabilidade, lazer e cultura.

Os lugares onde grupos de pessoas se identificam e convivem afetivamente necessitam reconhecimento de patrimônio cultural, já que nesses pontos a cultura se estabelece. A proposta é identificar esses lugares que identificam o Estado, como bares, restaurantes, cinemas entre outros focos de encontros.

O órgão de preservação deverá reconhecer e identificar os locais além de promover um registro que incluirá placas e publicar um catálogo anual com textos visuais e verbais com todos os pontos incluídos no Sítio bem como um modo de programação e preservação.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro