São Paulo, SP, 28/03/2024
 
30/06/2015 - 12h40m

Confiança da indústria cai 4,9% em junho; índice é o menor da série histórica iniciada em 2005

Agência Brasil 
Reprodução
Pesquisa sobre o ICI foi feita em 1,2 mil industrias do país
Pesquisa sobre o ICI foi feita em 1,2 mil industrias do país

São Paulo - O Índice de Confiança da Indústria (ICI) da Fundação Getulio Vargas (FGV) recuou 4,9% em junho, em relação a maio, ao passar de 71,6 para 68,1 pontos. Quanto mais baixo o índice em relação a 100 pontos, maior é o pessimismo da indústria quanto à situação atual e à intenção de novos investimentos. Índice é o menor da série histórica mensal da FGV iniciada em outubro de 2005.

A pesquisa sobre o ICI, feita em 1,2 mil industrias em todo o país, tem como objetivo orientar o governo e líderes empresariais em relação à tomada de decisões sobre a política econômica e sobre negócios.

Segundo o superintendente adjunto para Ciclos Econômicos da FGV, Aloisio Campelo Jr, o resultado da pesquisa mostra que, entre março e junho, “a indústria de transformação enfrentou mais um trimestre de queda da produção e de margens de lucro comprimidas”.

Segundo ele, embora os indicadores que retratam a situação presente dos negócios estejam caindo mais fortemente em junho, “chama a atenção a piora das expectativas, levando a um elevado grau de pessimismo em relação ao horizonte de três a seis meses”.

A queda do ICI em junho atingiu 9 dos 14 principais segmentos acompanhados pela pesquisa. O Índice da Situação Atual (ISA), um dos componentes da pesquisa, caiu 5,6%, atingindo o menor nível da série mensal iniciada em outubro de 2005 (70,4 pontos). Outro elemento da pesquisa – o Índice de Expectativas (IE) – recuou 4,2%, passando a 65,8 pontos.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro