Congresso discute impacto da madeira e do reflorestamento na economia do Tocantins - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 19/04/2024
 
15/06/2016 - 16h11m

Congresso discute impacto da madeira e do reflorestamento na economia do Tocantins

Agência Hoje 
Joatan Silva
Plantio de seringueira no Tocantins chama atenção de técnicos e investidores
Plantio de seringueira no Tocantins chama atenção de técnicos e investidores

Palmas (Agência Hoje) - O uso da madeira certificada como sistemas construtivos, a importância dos produtos madeireiros na economia do Tocantins e as oportunidades de reflorestamento no Estado, são alguns dos temas em discussão durante o Madeira 2016, congresso que será realizado em Palmas na quinta-feira, 16 e na sexta,17.

O 8º Congresso Internacional de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Indústria de Base Florestal e de Geração de Energia reunirá as principais autoridades do setor, incluindo o presidente da Comissão Nacional de Silvicultura da Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária, Walter Rezende, o coordenador geral de Borracha e Floresta do Ministério da Agricultura e o chefe geral da Embrapa Florestas, Edson Iede.

"Nos dias 16 e 17 de junho, durante o Madeira 2016, Palmas será a capital florestal do Brasil", disse o governador do Tocantins, Marcelo Miranda, ao confirmar presença durante o Congresso. O evento será realizado no Palácio Araguaia, sede do Governo do Estado.

Impacto na Economia

O encontro terá também a presença de empresários, diretores de grandes empresas e pesquisadores debatendo as alternativas do setor na geração de negócios que garantem impacto positivo na economia do Tocantins. A respeito do tema, falarão o presidente da Frente Parlamentar de Silvicultura, deputado federal Newton Cardoso Jr (PSDB/MG) e o deputado federal Irajá Abreu (PSD/TO) e técnicos da Secretaria de Agricultura do Estado.

O evento é promovido pelo Instituto Besc de Humanidades e Economia e tem como tema "a produção da madeira para uso múltiplo e a competitividade do setor de base florestal no mercado internacional".

De acordo com Jussara Ribeiro, presidente do Instituto Besc de Humanidades e Economia, a expectativa é repetir o sucesso das edições anteriores. "Estamos na oitava edição e a cada dois anos realizamos o congresso em um Estado com vocação para a indústria de base florestal. O país passa por um momento difícil e, a partir daí, grandes ideias surgem", explicou.

O Madeira 2016 também vai premiar personalidades do setor florestal nas categorias comunicador social, empresário, executivo, gestor público, pesquisador e organização social.

A agenda temática será dividida em cinco painéis, que terão os seguintes temas: "uso da madeira certificada como sistemas construtivos", "a importância dos produtos madeireiros na bioeconomia", "impacto dos grandes acordos internacionais no comércio de produtos madeireiros", "políticas de investimentos e valorização de florestas", "reflorestamento no Estado do Tocantins e seu impacto na economia".

Antes do Madeira 2016 começar, haverá uma reunião da Câmara Setorial de Florestas Plantadas do Ministério da Agricultura, Pecuária Abastecimento (Mapa), na quarta-feira, 15. A reunião terá participação de Walter Rezende, recém-eleito presidente da Comissão Nacional de Silvicultura da Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária (CNA), do coordenador geral de Borracha e Floresta do Mapa, Fernando Castanheira, do chefe-geral da Embrapa Florestas, Edson Iede, entre outros.

Será a 31ª reunião e na pauta há temas como a flexibilização da política de aquisição de terras por estrangeiros, licenciamento ambiental, instrução normativa para a vespa da madeira, entre outros.

A realização do Madeira 2016 em Palmas conta com o apoio de várias entidades e empresas, entre elas a Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins.

SERVIÇO

Madeira 2016 - 8º Congresso Internacional de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Indústria de Base Florestal e Geração de Energia

Data: 16 e 17 de junho de 2016

Local: Palácio Araguaia - Palmas - Tocantins

Inscrições: http://www.congressomadeira.com.br/2016

Realização: Instituto Besc Humanidades e Economia

Apoio: Embrapa Florestas, CNA, Abaf, Ruraltins, Ageflor, Arefloresta, Florestar São Paulo, Ibá, B. Forest, Grupo Mídia Forte

Patrocínio: Celulose Riograndense, Cenibra, John Deere, Valmet, Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária - Governo do Tocantins, BNDES, Governo Federal

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro